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Grupo Solvay e Veolia implantam unidade de reciclagem de metais de baterias de veículos elétricos

O projeto faz parte do consórcio de economia circular firmado pelas duas empresas e o Grupo Renault visando melhorias na preservação e recuperação


De baterias de veículos elétricos. Após o anúncio de consórcio de economia circular com o Grupo Renault para preservar recursos em todo processo de produção de baterias de veículos elétricos, a Solvay e a Veolia agora avançam para a próxima etapa concreta de seu projeto.

O Grupo Solvay e a Veolia firmaram um acordo de operação conjunta para implantação de uma unidade de demonstração de reciclagem de metais de baterias de veículos elétricos.

O projeto faz parte do consórcio de economia circular firmado pelas duas empresas e o Grupo Renault visando melhorias na preservação e recuperação desses materiais utilizados em baterias para esse tipo de veículos.

A tecnologia conjunta da Solvay e da Veolia permitirá que metais estratégicos de baterias usadas de veículos elétricos sejam extraídos e refinados em metais de alta pureza prontos para serem reutilizados em novas baterias.

Como a produção de baterias de íon-lítio na Europa, principalmente, deve aumentar drasticamente nos próximos anos, o projeto visa reduzir a pegada ambiental das baterias de veículos elétricos do futuro, garantindo uma fonte de abastecimento local para matérias-primas críticas.

Neste estágio, a prova de conceito demonstrou com sucesso a capacidade do processo hidrometalúrgico da Solvay de purificar cobalto, lítio e níquel após o processo da Veolia de extração química de células de bateria fragmentadas ("massa negra").

A próxima etapa é validar e otimizar o processo em um ambiente pré-industrial, implantando uma unidade de produção em escala reduzida. A planta de demonstração reunirá todas as unidades de operação do processo industrial, incluindo a dissolução dos metais contidos na “massa negra” de entrada, a separação, concentração, purificação de elementos metálicos individuais e, finalmente, sua transformação em metais de alta pureza que respondem às especificações dos produtores de materiais ativos de cátodo.

Diferentes locais da planta de demonstração ainda estão sendo avaliados, mas as duas empresas já confirmaram que a unidade ficará na França. Neste projeto, as empresas se beneficiam de financiamento público do governo francês, além de seus próprios investimentos. O projeto, licenças, utilidades e equipamentos da usina devem começar ainda este ano.

— Estou muito satisfeita em ver este projeto avançar na circularidade e na mobilidade mais limpa. Com este acordo de operação conjunta, estamos alcançando a próxima etapa da nossa aliança com a Veolia e passando para a fase de planta de demonstração, que é a mais longa e crítica fase do projeto, cujo objetivo é qualificar os produtos finais de metais puros reciclados. Com esta parceria, temos uma oportunidade fantástica de construir um ecossistema de bateria mais verde — diz a executiva Ilham Kadri, CEO da Solvay.

A parceria existente entre a Veolia e a Solvay, aproveitando o conhecimento da Solvay na extração química de metais de baterias e a experiência da Veolia no desmonte e reciclagem de baterias de íon-lítio, foi criada em setembro de 2020.

Em março de 2021, o Grupo Renault se juntou ao consórcio, como um player chave no mercado de veículos elétricos, que possui um envolvimento de longa data na economia circular e no ciclo de vida das baterias de veículos elétricos.

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