Meritor Brasil destaca eixo trativo MS-120 Eco do primeiro caminhão elétrico produzido

Eixo trativo MS-120 Eco foi desenvolvido para o VW e-Delivery pelos engenheiros brasileiros da empresa e é o único do tipo no mundo


REDAÇÃO AB

Um dos destaques do primeiro caminhão elétrico produzido em grande escala no País, o VW e-Delivery, é o eixo trativo MS-120 Eco, produzido pela Meritor Brasil. Trata-se de uma solução exclusiva, desenvolvida localmente pela equipe de engenheiros brasileiros da fornecedora, em parceria com os técnicos da montadora. “Consideramos o comportamento do sistema nas adaptações, a topografia, o regime de trabalho para dimensionarmos a vida dos componentes, garantindo o padrão de qualidade e de confiabilidade da nossa marca em um processo sob medida”, declarou Fabio Brandão, diretor de engenharia do produto da Meritor Brasil.

“No motor elétrico, algumas características críticas, como torque e rotação possuem comportamentos muito distintos quando comparados ao sistema de propulsão a diesel. Com isso, desenvolvemos rolamentos de classe especial para o diferencial, e um sistema de juntas mais robustas em função desta característica do próprio sistema”, explicou o executivo.

O projeto, que foi iniciado em 2019, se diferencia por funcionar acoplado diretamente ao motor elétrico, e já foi submetido a testes e validações, sendo pioneiro de uma nova classe, além de contribuir com a mobilidade elétrica. Parceira da Volkswagen Caminhões e Ônibus e integrante do chamado Consórcio Modular em Resende (RJ), a Meritor é responsável por fornecer os eixos traseiros de aproximadamente 80% dos caminhões e ônibus da VWCO fabricados naquela planta.

A unidade Meritor Resende, inaugurada em 2013 e localizada no Parque de Fornecedores VW, produz eixos trativos traseiros completos para equipar desde caminhões leves até pesados da montadora, incluindo a montagem dos componentes que integram o sistema, como freios, cubos, tambores, semieixos, diferenciais, entre outras peças.

Publicidade