Embaixador dos Estados Unidos no Brasil visita a sede do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos

No dia dos 70 anos da entidade mineira


O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, visitou a sede do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, juntamente com a cônsul dos EUA em Belo Horizonte(MG), Katherine Ordoñez, e a especialista comercial do Departamento de Comércio dos EUA em Minas Gerais, Vânia Resende, no dia 07 de julho (quarta-feira). O encontro teve o objetivo de estreitar relações e trocar informações sobre o agronegócio mineiro e dos EUA, meio ambiente, inovação e possibilidades de parcerias, principalmente com empresas norte-americanas de base tecnológica. Eles aproveitaram para cumprimentar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais por seus 70 anos, completados hoje, no Dia do Produtor Rural Mineiro.

— Recebemos o embaixador neste que é um dia muito importante para a FAEMG, por completar 70 anos, e por ser o Dia do Produtor Rural Mineiro. São 70 anos de trabalho que movimentam um agronegócio diversificado e sólido. A visita nos ajudou a abrilhantar ainda mais esta data especial— disse Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG.

— É um grande prazer estar aqui na FAEMG em uma data tão importante, celebrando 70 anos de sua organização. É motivo de orgulho. Chego aqui com o desejo de fortalecer mais a parceira dos Estados Unidos com o Brasil. O agronegócio mineiro é fantástico, tão produtivo, moderno. Ficamos felizes em poder pensar em novas parcerias entre o agro mineiro e os Estados Unidos, em tecnologia e em outras áreas. Esperamos continuar avançando juntos, no apoio ao produtor rural e nas relações entre Minas Gerais e os Estados Unidos — ressaltou Todd Chapman, Embaixador dos Estados Unidos no Brasil

— A visita foi ótima para conhecermos um pouco mais sobre o trabalho da FAEMG, especialmente nas áreas de meio ambiente, inovação e tecnologia da agricultura. E para parabenizarmos a Federação por estes 70 anos. Esperamos poder construir mais pontes e parcerias com os EUA nestas áreas. O agronegócio mineiro é gigante. É muito importante para a economia mineira e para as nossas relações bilaterais — frisou Katherine Ordóñez, cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte(MG).

Perfil — FAEMG 70 anos de história — 7 de julho de 1951. Foi quando tudo começou. A FAEMG nasceu em 1965 como Federação das Associações Rurais de Minas Gerais (FAREM). A ata de fundação da sociedade rural foi assinada por presidentes e representantes de 22 associações e de uma união de proprietários rurais.

O primeiro presidente foi Josaphat Macedo, depois, foram presidentes José Álvares Filho, Edilson Lamartine Mendes; Antonio Ernesto Werna de Salvo; Odelmo Leão Carneiro e Gilman Viana Rodrigues. Desde 2005, o presidente é Roberto Simões.

Ao longo dessa trajetória, a FAEMG cresceu. E muito! Se transformou no Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos.

A regional mineira do Serviço Nacional de Aprendizado Rural, SENAR, foi criada em abril de 1993 para levar conhecimento técnico ao homem do campo. Tudo gratuito! O SENAR Minas já capacitou mais de dois milhões de pessoas.

Já o Instituto Antonio Ernesto de Salvo, o INAES, começou as suas atividades em fevereiro de 2008 para promover o desenvolvimento do campo, a pesquisa e a inovação de sistemas produtivos.

O Sistema FAEMG congrega 386 sindicatos de produtores rurais. É a federação com o maior número de sindicatos filiados no Brasil e atua em todos os 853 municípios de Minas Gerais. E fortalece a evolução da vida no campo com a FAEMG Digital.

Prepara produtores e suas famílias para conquistar mais produtividade, lucro e qualidade de vida, com sustentabilidade.

Por iniciativa da FAEMG, em 2008, a ALMG instituiu o Dia do Produtor Rural Mineiro na data do aniversário da federação.

Publicidade