Furnas recebe selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal

Programa reconhece instituições que executam ações em prol da igualdade entre mulheres e homens no trabalho


Furnas recebeu no dia 14 de julho (quarta-feira), em evento realizado em Brasília, o selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal. Concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o programa é o reconhecimento às instituições que executam ações em prol da igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

O presidente de Furnas, Clovis Torres, participou da cerimônia e ressaltou a importância do prêmio. — Essa foi a sexta vez que Furnas foi contemplada com o Selo do Programa Pró-Equidade, um reconhecimento que reflete as ações que realizamos no desenvolvimento de uma política de acesso e ascensão no emprego em iguais condições, independente do gênero, e nos deixa muito honrados—.

Lana Gomes, assessora parlamentar, recebeu o Prêmio representando todas as mulheres que trabalham em Furnas. — É um prazer receber o troféu que representa o selo do Programa Pró-Equidade em nome de todas as mulheres de Furnas, que é uma empresa que cada vez vem investindo mais em políticas de equidade de gênero, onde podemos ver um número crescente de mulheres ocupando cargos de chefia—.

O evento contou com a participação da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; Vanessa Gomes Sampaio, gerente de projetos da Organizações das Nações Unidas (ONU); Martin Hahn, diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), além de parlamentares, secretários de governo e representantes das companhias premiadas. Além de FurnaS, também estão entre as empresas reconhecidas Eletrobras, Eletronuclear, Fundação Chesf, Fundação Real Grandeza, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobras, BNDES, entre outras.

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça consiste em disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. É dirigido a empresas de médio e grande porte, públicas e privadas, com personalidade jurídica própria.

Ao participar do programa, a empresa elabora a ficha perfil da organização e um Plano de Ação explicitando como vai desenvolver as ações de equidade de gênero e raça, de forma transversal e interseccional, dentro da organização.

A empresa que executa as ações de maneira satisfatória, no período do programa, conta com uma marca de gestão eficiente — o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça — que contribui para o alcance de bons resultados econômicos, financeiros e socioambientais, e a divulgação nacional e internacional (por meio eletrônico) sobre o compromisso assumido com a igualdade racial e entre mulheres e homens.

O programa também é direcionado para garantir o exercício dos direitos laborais das trabalhadoras e trabalhadores, ao distinguir com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça as empresas comprometidas com a justiça social, a igualdade de gênero e raça, conjugando a lógica do exercício dos direitos com a lógica dos negócios, considerando que a igualdade entre mulheres e homens constitui atualmente um pilar fundamental da gestão organizacional e do êxito empresarial.

Atuação Social de Furnas — Furnas desenvolve diversas iniciativas com o objetivo de promover a valorização da equidade de gênero e raça, por meio de projetos e ações sociais nas comunidades localizadas no entorno de seus empreendimentos e iniciativas voltadas para a força de trabalho.

Em 2020, Furnas aderiu ao Programa Equidade é Prioridade, do Pacto Global das Nações Unidas, cujo objetivo é ampliar o número de mulheres em cargos de liderança, promovendo a igualdade de gênero dentro da empresa e valorizando as mulheres no quadro funcional de Furnas. Para isso, são estabelecidas metas corporativas ambiciosas e tomadas medidas para enfrentar as principais barreiras de inclusão, tanto dentro de sua organização quanto em sua cadeia de valor. A empresa se comprometeu a alcançar o percentual de 30% de mulheres em cargo de liderança até 2025.

Esse tema vem sendo tratado com grande importância também no âmbito das empresas Eletrobras. O indicador Equidade de Gênero e Raça integra o PDNG 2021-2025 como um dos que têm seu resultado considerado para o cálculo da Remuneração Variável do Administrador (RVA) e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Desde 2007, Furnas está entre as empresas brasileiras contempladas com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. A empresa faz parte, ainda, do Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade, do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas (Cogemmev) desde sua criação, em junho de 2004. Desde de 2011 declarou apoio aos Princípios de Empoderamento Feminino – WEPs, criados pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global.

Publicidade