Iveco apresenta a linha de passageiros da nova Daily

Com mesmo visual da opções de carga, três versões de vans já estão disponíveis na rede de concessionários desde junho e partem de R$ 197,5 mil


BRUNO DE OLIVEIRA, AB

A Iveco (fabricante de caminhões e ônibus do grupo CNH Industrial) apresentou na quarta-feira, 26, a linha de passageiros da nova Daily – as versões de carga, furgão e chassi-cabine, foram lançadas no mercado brasileiro em abril do ano passado. Desde junho último começaram a ser vendidos os modelos de van 45-170 e 50-170, para fretamento, e a versão Vetrato, com janelas de fábrica e sem assentos internos, para ser configurada por implementadores. Os preços partem de R$ 197,5 mil.

"Os modelos fazem parte do planejamento de expansão da oferta no País", disse Danilo Fetzner, diretor da divisão de ônibus da Iveco na América do Sul. "Estes veículos vão competir em um mercado que deverá crescer entre 8% e 10% até o ano que vem", completou o executivo durante transmissão on-line.

Os veículos são produzidos na fábrica instalada em Sete Lagoas (MG). A plataforma sobre a qual são construídos é do tipo chassi-longarina, e os motores são os FPT a diesel 3.0 turbo de 16 válvulas, que gera 170 cavalos de potência – não houve alterações mecânicas. A transmissão é do tipo manual, uma ZF 6S 480 OD (ZF EL55) de 6 marchas, mas a empresa não descarta, no futuro, que a caixa de câmbio dos modelos sejam a do tipo automatizada.

As vans de passageiros têm o mesmo desenho da nova geração da Daily, apresentada pela primeira vez no Brasil na Fenatran de 2019, com mudanças na grade frontal dos modelos da linha, nos faróis e nas luzes de posição. Na parte interna o novo painel foi desenvolvido com base no conceito car-like, ou seja, quando o aspecto do interior do veículo é similar ao de um automóvel: o tamanho do volante foi reduzido, assim como a distância da posição do motorista até os principais comandos da cabine.

São três versões já produzidas com assentos, que podem levar 15 passageiros mais o motorista na configuração 45-170 (com rodado traseiro simples) e 18+1 ou 20+1 na opção 50-170 (com rodado traseiro duplo). A Vetrato tem PBT (Peso Bruto Total) de 5 toneladas e pode ser configurada de diversas formas, incluindo implementações de luxo.

Estão entre os equipamentos de série da nova linha airbag para o motorista, ar-condicionado digital, sensor de ré, sistema de controle de velocidade de cruzeiro e vidro elétrico. Na lista de itens opcionais estão airbag duplo, tela de multimídia e câmera de ré.

As vans da nova linha estarão disponíveis para exportação a partir de agosto. Segundo Fetzner, já há pedidos fechados com clientes do Chile e do Peru.

Publicidade