Normalização da entrega de veículos novos das montadoras será apenas no segundo semestre do ano que vem
Automotive Business -
Localiza diz que atrasos das montadoras têm provocado fila de pedidos de clientes corporativos
BRUNO DE OLIVEIRA, AB
A Localiza já trabalha com a expectativa de normalização da entrega de veículos novos das montadoras apenas no segundo semestre do ano que vem. O descompasso que persiste na distribuição tem afetado a sua operação e a de outras locadoras que atuam no país, gerando filas de pedidos de clientes corporativos que pretendem renovar suas frotas.
"Estamos recebendo entregas graduais, mas a normalização só virá no segundo semestre do ano que vem com retomada da produção de veículos", disse Nora Lanari, diretora de relações com investidores na sexta-feira, 30, durante apresentação online dos resultados da empresa referentes ao primeiro semestre.
A executiva explicou que medidas no campo da negociação estão sendo tomadas para se reter estes clientes mesmo com a falta de veículos. "Estamos mantendo uma relação de transparência confirmando que há filas e que elas são provocadas pela falta de veículos novos. Nesse sentido trabalhamos um plano estratégico com base no cronograma de entregas apresentados pelas montadoras", contou a diretora.
No final do primeiro semestre a frota da Localiza foi de 274,3 mil veículos, sendo que 65,8 mil unidades do total fazem parte da oferta de serviços de gestão de frotas. O volume é 6,8% maior do que aquele verificado no primeiro semestre do ano passado e reflete aumento da demanda por frotas corporativas no mercado como um todo, disse Nora Lanari.
O balanço mostra que 98,4% desse contingente está ocupado, ou seja, alocado em algum cliente corporativo, sinal de que, de fato, a empresa trabalha com pouca margem em termos de veículos disponíveis para atender novos pedidos na velocidade que eles demandam. O número de diárias no segundo trimestre foi 8,8% maior do que a registrada no primeiro trimestre e 24,5% maior do que a registrada no segundo trimestre de 2020.
No primeiro semestre a empresa comprou 55 mil veículos, 25% a mais do que no primeiro semestre do ano passado. O volume de veículos vendidos foi quase o mesmo, 55,6 mil unidades, volume que representa queda de 5% ante o volume de carros vendidos em igual período no ano passado.
Assim, como foi registrado na divulgação dos resultados da Unidas e da Movida, o lucro líquido da Localiza também foi muito superior ao do ano passado. O segundo trimestre anotou R$ 447,9 milhões de lucro, um salto de 398,2% ante mesma base de comparação em 2020. A receita líquida da companhia cresceu 71,7% ano a ano, somando R$ 2,7 bilhões.