Publicidade

Primeiro navio neutro em carbono no mundo com combustível verde-Maersk

"Este é um dos primeiros passos no transporte pesado em direção ao uso de energia 100% renovável", diz Knud Erik Andersen, CEO da European Energy


Sobre a produção de e-metanol

A instalação usará energia renovável e CO² biogênico para produzir o e-metanol, cuja produção está prevista para começar em 2023. A energia necessária para a produção será fornecida por uma fazenda solar em Kassø, localizada no sul da Dinamarca.

A REintegrate possui um histórico comprovado de produção de combustível verde com um laboratório de testes em Aalborg. A nova instalação será sua terceira instalação de e-metanol, já que eles também estão construindo uma nova instalação em Skive, com previsão de início em 2022.

“Estamos orgulhosos de fazer parte da primeira produção de e-metanol em grande escala na Dinamarca. Embora a energia renovável esteja se tornando cada vez mais comum na matriz energética do consumo de eletricidade, este é um dos primeiros passos no transporte pesado em direção ao uso de energia 100% renovável. Este acordo é um marco na jornada em direção à transição verde na indústria de navegação”, disse Knud Erik Andersen, CEO da European Energy.

Embora a energia renovável seja produzida no sul da Jutlândia, ainda está para ser decidido onde, na Dinamarca, a instalação de energia para metanol será localizada.

Pioneiro na indústria

A Maersk anunciou o navio bicombustível, o primeiro da indústria, em fevereiro de 2021. Em junho, a Maersk anunciou que os estaleiros da Hyundai Mipo construirão o alimentador de 2100 TEU, equivalente a 6 metros.

O primeiro alimentador de metanol do mundo terá 172 metros de comprimento e deve se juntar à frota da Maersk em meados de 2023. Ele navegará na rede da Sealand Europe, uma subsidiária da Maersk, na rota marítima do Báltico entre o norte da Europa e a Baía de Bótnia, hasteando a bandeira dinamarquesa.

Publicidade