Projeto Negócios Sustentáveis apresenta aos jovens estratégias para desenvolver ideias de maneira sustentável

Iniciativa acontece por meio de uma parceria entre a Ultragaz e a Junior Achievement RJ


O mundo está mudando muito rápido e as empresas precisam se adaptar às novidades para não ficarem para trás. Por isso, a Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, se uniu à Junior Achievement — uma ONG de educação empreendedora — para ensinar os jovens que estão em idade escolar a criarem empresas moldadas ao cenário das novas economias.

O projeto nomeado como “Negócios Sustentáveis” busca apresentar aos jovens as estratégias mais adequadas para desenvolver uma ideia de maneira sustentável e funcional, que gere realmente um impacto positivo na sociedade. As aulas acontecem totalmente online com alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro, com quatro encontros ao vivo que somam uma carga horária total de 6h, mais as atividades que instigam o aprendizado na prática.

As atividades acontecem entre os dias 17 e 26 de agosto, com alunos de ensino médio de escolas parcerias da ONG, e considera as mudanças de consumo que a pandemia e outros fatores sociais provocaram. A proposta é que os participantes criem um planejamento de negócio considerando diversas etapas que são ensinadas durante o curso, como matéria-prima, recursos renováveis, descarte do lixo etc. Os jovens também aprendem sobre Empresas do Sistema B, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, economia circular, consumo consciente, e entendem como funciona o processo de criar uma empresa na prática.

Estudos apontam que os novos comportamentos do brasileiro estão impactando diretamente os negócios. A busca por produtos mais sustentáveis é apenas um dos fatores que são considerados no momento da compra final. Por isso, a metodologia do projeto, desenvolvida pela Junior Achievement apresenta e desenvolve conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável, que é de fundamental importância para a conscientização dos jovens em relação ao futuro do planeta, unindo aos conceitos de empreendedorismo sustentável, economia circular e consumo consciente, com o objetivo de dar aos jovens novas possibilidades de empreender de forma mais sustentável.

— Para a Ultragaz, investir em projetos que contribuam para uma mudança positiva no mundo dos negócios é de suma importância, além de estar em linha com o propósito de ‘Usar nossa energia para mudar a vida das pessoas’. Por esse motivo, investimos em ações educacionais destinados a jovens de vários Estados — conta Daniela Gentil, gerente de sustentabilidade da Ultragaz.

Perfil — A Junior Achievement é a maior e mais antiga ONG de educação empreendedora para crianças e jovens do mundo, abordando prática em negócios, economia e empreendedorismo. Com mais de cem anos de existência, ocupa, pela terceira vez consecutiva, o 7º lugar no ranking NGO Advisor que elege as 500 melhores ONGs mundiais. Além disso, está presente em 120 países e em 24 estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.

Perfil — A Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, é conhecida por ter em seu DNA a inovação. Presente há 83 anos no mercado, desenvolve soluções para diversos segmentos industriais e empresariais. Com o propósito de somar energias para mudar a vida das pessoas, hoje atende mais de 11 milhões de famílias brasileiras e 58 mil empresas em 22 estados.

As práticas ESG estão presentes em todas as áreas da Ultragaz, aliando soluções com baixo impacto ao meio ambiente à economia de recursos. A companhia aposta cada vez mais em transformação digital, com uma estratégia omnichannel, aprimorando a experiência de compra do consumidor.

Faz parte do Grupo Ultra, um dos maiores conglomerados empresariais brasileiros com atuação na distribuição de combustíveis (Ipiranga), na indústria de especialidades químicas (Oxiteno), no segmento de armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo) e no setor de varejo farmacêutico (Extrafarma).

Publicidade