Reino Unido inicia neste mês a introdução de etanol na gasolina vendida

Medida similar à praticada no Brasil envolve o acréscimo de 10% do etanol no combustível


O Reino Unido inicia neste mês a introdução de etanol na gasolina vendida na região, assim como já ocorre há alguns anos no Brasil. A ideia é que a E10, como é chamada a versão, reduza as emissões da frota circulante durante o período de transição para a frota de veículos elétricos, principal objetivo europeu para os próximos anos.

A E10 contém 10% de etanol em sua composição, 5% a mais do que a versão que era vendida antes, a E5. As estimativas do governo local indicam que a aplicação da E10 reduza em 2% as emissões líquidas de gases de efeito estufa. No Brasil, o porcentual de etanol na gasolina é de 27,5%.

"O anúncio da política do governo para a introdução do E10 é um passo importante na jornada de transição energética mais ampla do Reino Unido. Políticas atualizadas de combustíveis renováveis ??para transporte são essenciais para reduzir as emissões do setor de veículos leves", informou em comunicado a UKPIA, a associação local de produtores de petróleo.

A entidade afirmou que a versão E5 seguirá sendo vendida nos postos de combustíveis do país e que a E10 é compatível com a maioria dos veículos que circulam na região. Além do Reino Unido e do Brasil, países como Austrália e Estados Unidos também misturam uma parte de etanol na gasolina vendida.

Em julho, a Índia anunciou que permitiria que automóveis produzidos no país usem a tecnologia flex fuel e possam ser abastecidos com 100% de etanol, que passaria a ser vendido nos postos de combustível locais. O país já havia aprovado antes misturar 10% de etanol à gasolina até 2022 e 20% até 2025, acima dos 8,5% atualmente.

Publicidade