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Volvo passa a vender apenas carros eletrificados no Brasil

Primeiro do tipo na marca, o SUV de 408 cv é aposta da empresa para dominar o segmento. Veja como é dirigi-lo nas ruas brasileiras


Foi com espanto que a indústria automotiva recebeu a notícia de que a Volvo passaria a vender apenas carros eletrificados no Brasil. Apesar de inevitável, a medida foi surpreendente dentro da própria marca. Até agora, apenas a Noruega (hoje um dos principais compradores de carros elétricos do planeta) tomou decisão semelhante.

Dentro do planejamento da Volvo Car Brasil, o XC40 Recharge – que acaba de estrear no país – é peça essencial.

Além de ser o primeiro carro elétrico da marca escandinava, o SUV já surge como protagonista de uma ambiciosa meta: liderar as vendas de veículos movidos a eletricidade no mercado brasileiro ainda em 2021.

Como a Volvo pretende chegar lá?

A meta da importadora é comercializar 450 unidades até o final deste ano. Pelas projeções da própria Volvo, este volume garantiria uma participação de mercado de 29% no segmento de veículos elétricos, o que daria a liderança do segmento à marca.

Porém, essa responsabilidade não seria apenas do XC40 Recharge. A fabricante prepara a estreia do C40, a versão SUV cupê do XC40, para o ano que vem. 

Seja como for, o objetivo é perfeitamente viável. A atual líder da categoria é a Porsche, que acumula 28% de participação de mercado com o Taycan, um sedã de luxo que pode beirar a casa de R$ 1 milhão nas versões mais completas.

Mantendo o preço de R$ 389.950 praticado na pré-venda, a Volvo espera vender 450 unidades até o final deste ano. Pelas projeções da empresa, o número renderia 29% das vendas totais, fazendo com que a marca assumisse a liderança.

Além disso, o número também contribuiria na meta de emplacar 8 mil unidades eletrificadas, resultando em uma participação de mercado de 63%, somando os resultados de veículos 100% elétricos e híbridos plug-in. 

Neste ano, a fabricante chegou a responder por 69,8% dos segmento de híbridos plug-in no mercado brasileiro. “Ou seja, 7 em cada 10 carros híbridos plug-in comercializados no Brasil são Volvo”, destacou João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Vale lembrar que a Volvo teve o melhor primeiro semestre de sua história em 2021. No ano, a marca ocupa a vice-liderança do segmento premium.

Como anda o XC40?
O SUV é movido por dois motores elétricos (cada um deles instalado em um dos eixos), que entregam potência combinada de 408 cv e torque instantâneo de 660 Nm, ou aproximadamente 67,3 kgfm.

Como toda a entrega de torque é realizada de forma imediata, o XC40 arranca com disposição de superesportivo e empolga com facilidade quem está atrás do volante. De acordo com a fabricante, bastam meros 4,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h por determinação da própria Volvo.

Seguro como todo carro da marca, o XC40 Recharge traz um completo pacote de assistências de condução. O SUV tem alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, câmera com visão em 360 graus, frenagem autônoma de emergência, leitor de placas de trânsito e piloto automático adaptativo com a função Pilot Assist, que acelera, frear e faz curvas leves sem intervenção do condutor.

Sem botão de freio de mão
Não é fácil diferenciar o XC40 Recharge do restante da gama. No design, a grade frontal é fechada e as rodas têm desenho exclusivo com foco na aerodinâmica.

Por ser um veículo movido a eletricidade, o SUV tem dois porta-malas. Assim, dos 444 litros declarados pela fabricante, 413 litros estão atrás do banco traseiro e os 31 litros restantes são oferecidos na dianteira, onde estaria o motor a combustão.

Por dentro, o acabamento é de ótima qualidade. Curiosamente, o SUV não tem os botões de freio de estacionamento e partida do motor. Tudo que o motorista precisa fazer é engatar a marcha "D" para que o veículo esteja pronto para rodar. Após estacioná-lo, é só selecionar a posição "P" para acionar o freio de estacionamento e sair do veículo.

Outra novidade interessante é o suporte ao Google Automotive Services, plataforma que integra o sistema de entretenimento a diversos serviços oferecidos pelo Google.

Com isso, o usuário tem acesso a milhares de informações, como compromissos, agenda de contatos e músicas preferidas. O sistema também funciona como uma assistente pessoal, responde perguntas e fornece informações como a previsão do tempo.

Além de manter o valor praticado na pré-venda, a Volvo vai oferecer um pacote de serviços gratuitos para quem adquirir o XC40 Recharge. Estão inclusos 3 anos de garantia (ou 100 mil quilômetros), 3 anos de serviços de revisão (ou 100 mil quilômetros), 3 anos de Volvo On Call e assistência 24h, 3 anos de cobertura para discos, pastilhas de freio e palhetas dos limpadores caso necessário, 4 anos de pacote de serviços online e 8 anos de garantia das baterias.

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