Retomada da produção da General Motors já está fazendo efeito positivo importante no volume de vendas

Na primeira metade de setembro hatch foi o oitavo mais vendido e fabricante subiu à terceira posição do ranking nacional de vendas


A retomada da produção da General Motors em Gravataí (RS) no meio de agosto, após mais de cinco meses de paralisação por falta de componentes eletrônicos, e o consequente retorno da linha Onix às concessionárias Chevrolet no início deste mês, já está fazendo efeito positivo importante no volume de vendas da fabricante. Na primeira metade de setembro, depois de meses fora da lista, o hatch Onix voltou ao ranking dos 10 carros mais vendidos do País, subindo à oitava posição, com 2,4 mil emplacamentos no período, puxando a reação da GM, segundo números obtidos pela Autoinforme.

Com quatro carros na lista dos 20 mais vendidos entre 1º e 16 de setembro – depois do Onix em 8º, vêm S10 em 11º, Tracker em 14º e o sedã Onix Plus também produzido em Gravataí –, a GM Chevrolet subiu à terceira posição no ranking das marcas mais vendidas na primeira quinzena do mês. A fabricante ainda está atrás por larga margem da líder Fiat e da vice-líder Volkswagen, mas a situação já melhorou bastante em relação aos meses anteriores deste ano em que a GM figurou apenas entre sexto e sétimo lugares, após cinco anos seguidos de liderança absoluta do mercado brasileiro, como marca e carro (o Onix) mais vendidos do País. 

Entre o fim de agosto e a metade de setembro a GM ultrapassou de uma só vez Jeep, Hyundai, e Toyota: as três desceram um degrau no ranking da quinzena, ficando respectivamente em 6º, 5º e 4º lugares. 

Fiat continua líder e Jeep Compass é o segundo mais vendido

A Fiat seguiu sendo a líder absoluta das vendas na primeira quinzena de setembro, com pouco mais de 14 mil emplacamentos e a picape Strada na primeira colocação entre os veículos leves mais vendidos do País no período, além da Toro em quarto e o Mobi em sexto. Mas houve uma mudança brusca entre os Fiat, com a queda do Argo, segundo veículos mais emplacado de agosto, que duas semanas depois desceu à 18ª posição. 

Também chama a atenção a ascensão do Jeep Compass ao posto de segundo modelo mais vendido entre 1º e 16 de setembro. O SUV médio tinha terminado agosto na quarta posição, enquanto o irmão menor caiu da sexta colocação no mês passado para a nona na primeira quinzena. 

Publicidade