Iveco Bus apresenta o chassi de micro-ônibus 10-190 para aplicações urbanas e rodoviárias

Montadora apresentou o 10-190, com PBT de 10 toneladas e motor que gera 190 cavalos


A Iveco Bus apresentou na segunda-feira, 20, durante o evento Lat.Bus Transpúblico 2021, o chassi de micro-ônibus 10-190, para aplicações urbanas e rodoviárias. O conjunto, produzido na fábrica de Sete Lagoas (MG), tem capacidade máxima para suportar 10,5 toneladas e é equipado com motor FPT que gera 190 cavalos de potência.

"Trabalhamos para antecipar tendências que atendam às necessidades do setor. O resultado é o nascimento desse chassi", disse o diretor Danilo Fetzner, se referindo ao fato de o veículo ter sido desenvolvido para operações de transporte público, fretamento e turismo.

Os 190 cavalos de potência do motor, segundo o gerente de marketing Roberto Pavan, viabilizam a operação com o ar-condicionado ligado sem que seja comprometida a performance do veículo. O conjunto de ar, no entanto, não é um item de série: o chassi sai de fábrica com a polia do sistema de ar acoplada ao motor para instalação posterior.

Para Fetzner, o 10-190 chega para disputar fatia de mercado em um segmento que deve ser beneficiado pelo retorno das atividades sociais. "Nós enxergamos dois movimentos opostos no mercado. Enquanto o transporte coletivo quase parou, o mercado de fretamento se fortaleceu. Estamos atentos a isso e o cliente pode ter a certeza de que não mediremos esforços para aumentar nossa capacidade operacional", disse o executivo.

O chassi também é equipado com caixa de transmissão manual de seis marchas e duas baterias de 135 amperes cada, uma configuração necessária, segundo a montadora, para atender às demandas elétricas e eletrônicas do veículo. A suspensão é composta de molas semi-elípticas e barra estabilizadora. A capacidade de transporte do veículo é de 36 passageiros.

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