Gol Linhas Aéreas assina um acordo de compra de naves do tipo eVTOL da empresa irlandesa Avolon
Automotive Business -
Empresa fechou acordo de intenção de compra de 250 aeronaves
A operadora aérea Gol Linhas Aéreas assinou um acordo de intenção de compra de 250 naves do tipo eVTOL da empresa irlandesa Avolon, que faz leasing de aeronaves. A previsão é que as naves entrem em operação em 2025.
Um eVTOL, também chamado de “carro voador”, é um veículo de pouso e decolagem vertical com motor elétrico. Diversas empresas em todo o mundo desenvolvem tecnologia do tipo, mas ainda não há operação comercial. Os veículos que a Gol pretendem comprar terão autonomia de 160 km e velocidade máxima de 320 km/h.
O negócio foi feito em parceria com a holding brasileira de transporte Grupo Comporte. Em comunicado à imprensa, a companhia afirma que “está provendo os recursos requeridos para investimento nesse projeto, que utilizará a expertise em aviação da Gol para desenvolver a malha aérea utilizando as aeronaves VA-X4 eVTOL". O modelo citado é desenvolvido pela empresa britânica Vertical Aerospace. Cada unidade comporta quatro pessoas e o piloto.
A parceria incluirá estudo de viabilidade, a certificação da aeronave e a análise da infraestrutura necessária para operar o veículo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais.