General Motor vai retomar o segundo turno nas fábricas de Gravataí e São Caetano do Sul

Fábricas de São Caetano do Sul e Gravataí vão retomar o segundo turno


Após voltar a produzir em apenas um turno nas fábricas de Gravataí (RS) em 16 de agosto e 10 dias depois em São Caetano do Sul (SP), a General Motor informa que vai retomar o segundo turno em ambas as unidades para dobrar a produção da linha Onix (hatch e sedã) e do SUV compacto Tracker, seus dois modelos mais procurados e que estão com longas filas de espera após meses de paralisação das linhas de montagem por falta de semicondutores para os componentes eletrônicos usados nos carros. 

“Nos preparamos para este momento e faremos tudo o que está ao nosso alcance para atender os clientes Chevrolet. O objetivo é colocar esses carros o mais rápido possível nas concessionárias para atender à grande demanda reprimida e retomar nosso crescimento”, afirmou Santiago Chamorro, que recentemente foi nomeado presidente da GM América do Sul e está voltando à sede da empresa no Brasil, onde já esteve de 2013 a 2016 no comando da operação brasileira. 

São Caetano retoma o segundo turno de produção na próxima semana, no dia 27 de setembro, e em o segundo período de Gravataí volta a operar em 4 de outubro. “Conseguimos obter os semicondutores que precisávamos para voltar a produzir, mas a situação continua muito volátil e temos de trabalhar 24 horas por dia para superar o problema”, disse Chamorro, admitindo que podem ainda acontecer novas paralisações caso o fornecimento de microchips volte a ser cortado ou reduzido.

Com o aumento da produção em São Caetano e Gravataí, todas as fábricas de veículos da GM no País passam operar em dois turnos. O complexo de São José dos Campos (SP) já opera em dois períodos desde maio para atender à crescente demanda pela picape S10, que alcançou a liderança no segmento em agosto.

Recuperação das vendas

A escassez global de semicondutores obrigou a GM a paralisar totalmente a fábrica de Gravataí pode cinco meses e meio desde março passado, resultando na perda da liderança de vendas no mercado brasileiro por cinco anos consecutivos, desde 2016 até o fim de 2020. O Onix produzido na fábrica gaúcha e renovado no fim de 2019 puxava os resultados e pelo mesmo período foi o carro mais vendido do País, e sua variação sedã, hoje chamada de Onix Plus, também figurou entre os mais procurados. Os dois representavam mais de 60% das vendas da GM no Brasil. 

retorno da linha Onix às concessionárias em setembro teve efeito imediato nas vendas da GM: sua marca Chevrolet subiu da sexta posição em agosto para o terceiro lugar no ranking das mais vendidas até a metade do mês. No mesmo período, depois de meses fora da lista, o hatch voltou a figurar entre os 10 carros mais vendidos do País, subindo à oitava posição, e o Onix Plux voltou a ser o sedã mais comprado.

Em São Caetano, onde a atual geração do Tracker é produzida desde o começo de 2020, a paralisação total foi iniciada no fim de junho e durou cerca de dois e meio. A GM aproveitou a parada por escassez de semicondutores para colocar os funcionários em layoff e começar a preparação da planta para a produção da nova picape Montana, que deve ser lançada até o fim de 2022. 

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