Eve Urban Air segue expandindo suas operações para diversos mercados
Automotive Business -
Novo anúncio fez ações da Embraer subirem 12% no Ibovespa; nos últimos meses, empresa brasileira fechou acordos para levar suas aeronaves
A Eve Urban Air, startup de tecnologia da EmbraerX, segue expandindo suas operações para diversos mercados. Na quinta-feira, 23, a empresa fecha um acordo para a venda de 100 carros voadores, os eVTOLs (aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical) para a empresa de helicópteros britânica Bristow, com entregas a partir de 2026. O anúncio da nova parceria animou o mercado e fez as ações da Embraer subirem 12% no pregão de hoje, liderando as altas do Ibovespa.
Os eVTOLs são veículos aéreos de transporte de passageiros ou cargas adaptados para voar dentro da cidade ou percorrer curtos trajetos entre municípios, de até 20km. O trabalho da Embraer com a Bristow terá foco no desenvolvimento do design desses modelos, desenho de vertiport (aeroportos verticais), processos regulatórios para o local das operações, certificação dos veículos e de sua direção autônoma.
Segundo o presidente e CEO da Bristow, Chris Bradshaw, a cooperação estratégia “pode remodelar o mercado de elevação vertical totalmente elétrico com emissão zero e baixos custos operacionais. Isso nos permite expandir nossa experiência para fornecer uma solução sustentável, inovadora e eficiente para novos mercados finais em potencial”, disse em comunicado à imprensa.
Nos últimos meses, a Eve tem fechado parceria com diversas empresas de helicópteros e táxi aéreo pelo mundo. No Brasil e América Latina, 25 aeronaves serão operadas pela Flapper nas principais cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A partir de 2026, os eVTOLs da Eve já têm contrato certo também para tomarem os céus dos EUA, em uma parceria com a empresa de helicópteros premium Halo; 200 aeronaves também serão entregues para uma startup que atua nos mercados da Ásia-Pacífico com serviços de táxi aéreo, carga e transporte aeromédico; e para a Kenya Airways, na África.
O projeto do eVTOL da Embraer, no entanto, ainda não está pronto. Desde julho de 2020, o modelo está sendo testado. Em março deste ano, o protótipo em escala reduzida da aeronave levantou voo no interior de São Paulo.