Produção de veículos na Argentina cresce 35,4% em setembro
Automotive Business -
Saíram das linhas instaladas naquele país mais de 307 mil unidades até setembro
A produção de veículos na Argentina cresceu 35,4% em setembro ante o resultado registrado em setembro do ano passado, indicou o balanço da Adefa divulgado na terça-feira, 5. No mês saíram das linhas instaladas naquele país 43,5 mil unidades, o maior volume do ano. O resultado também representou alta de 13,5% ante agosto.
No acumulado do ano, a produção de veículo somou até setembro 307,4 mil unidades, resultado que representou crescimento de 85,5% sobre o volume produzido na Argentina no janeiro-setembro do ano passado. Do total produzido no período, 123,7 mil unidades correspondem aos automóveis, alta de 111% sobre o acumulado de 2020, enquanto 183,6 mil unidades tratam de veículos utilitários, aumento de 71%.
As exportações até setembro somam 181 mil unidades, crescimento de 92% sobre os embarques realizados nos nove meses do ano passado. Apenas em setembro foram exportadas 25,2 mil unidades, o melhor resultado do ano em volume. Houve alta de 41% na comparação com o volume exportado em setembro do ano passado. Na comparação com o volume exportado em agosto, o aumento foi de 1,2%.
Os embarques para o Brasil representaram fatia de 65% do total exportado até setembro. Na sequência, em volume, os demais principais destinos dos veículos produzidos na Argentina foram México, Uruguai e Colômbia.
As vendas aos concessionários, no entanto, caíram em setembro. No mês foram registradas 25,7 mil unidades, queda de 26,7% ante as vendas realizadas em setembro de 2020. No acumulado do ano as vendas somaram 248,5 mil unidades, alta de 19% na comparação com o resultado obtido pelo setor de distribuição de janeiro a setembro do ano passado.