A quarta edição do TOMRA Leads, agora TOMRA Talks, foi concluída com sucesso

Dois dias agitados onde os líderes do setor puderam compartilhar suas experiências de como realizar a verdadeira economia circular


Sob o tema “Fechando o ciclo de plástico”, o evento, com duração de dois dias e realizado em Frankfurt nos dias 5 e 6 de outubro, conseguiu reunir 280 participantes de países de todo o mundo entre os presenciais que eles conectaram na plataforma digital.

Esta quarta edição da conferência internacional consolida-se como um evento único no setor. O TOMRA Talks foi projetado para compartilhar informações e acelerar o progresso da reciclagem e da gestão de resíduos com um objetivo difícil, mas claro: passar de uma economia linear para uma economia circular. E estamos em um mundo em que o crescimento ininterrupto do volume de resíduos está gerando uma espiral que deve acabar. Nesse contexto, melhorar a situação atual dos resíduos plásticos se tornou um verdadeiro incomodo para todos: políticos, legisladores, consumidores, fabricantes, recicladores e transformadores. A boa notícia é que as possibilidades de aumentar sua reciclabilidade são enormes e com a tecnologia atual e com o trabalho conjunto de todos poderemos favorecer o processo em todos os níveis.

Durante esses dois dias, os participantes puderam visitar a inovadora planta de Lahnstein, uma avançada planta de reciclagem mecânica gerenciada em conjunto pela TOMRA, Borealis e Zimmermann. O dia dedicado às conferências ocorreu no segundo dia e foi um dia muito intenso. Os participantes puderam conhecer Tove Andersen, a nova Presidente e CEO do Grupo TOMRA; eles ouviram em primeira mão as últimas tendências e apresentações de um seleto grupo de palestrantes; Eles participaram dos debates organizados por temas e aproveitaram, mais uma vez, as excelentes oportunidades de networking que um evento dessas características oferece.

Visita à Planta Experimental Lahnstein e ao Centro de Testes TOMRA em Mühlheim-Kärlich

A fábrica alemã em Lahnstein, que processa resíduos plásticos domésticos rígidos e flexíveis, foi cuidadosamente selecionada para fazer parte do evento. Conforme explicado durante o evento: “Lahnstein nos permite entender os grandes avanços que podem ser alcançados em termos de transformação para uma economia circular, quando diferentes atores importantes da cadeia decidem unir forças. O fato é que esta planta gera material reciclado de alta qualidade para que fabricantes e processadores possam utilizá-lo sem problemas nas aplicações mais exigentes”, afirmou Volker Rehrmann, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Economia Circular da TOMRA.

Por sua vez, e já no Centro de Testes TOMRA, os participantes tiveram a oportunidade de ver ao vivo as mais recentes inovações tecnológicas para os plásticos: os equipamentos de separação de flakes AUTOSORT FLAKE e INNOSORT FLAKE; junto com o AUTOSORT® SPEEDAIR, um sistema totalmente personalizável projetado para estabilizar materiais leves, como plástico flexível ou papel na esteira de aceleração que agora pode chegar a 5m/s, permitindo que muito mais material seja processado; a identificação e separação de cartuchos de silicone com AUTOSORT e GAIN trabalhando em conjunto; a nova plataforma TOMRA Insight baseada na nuvem que conecta equipamentos e permite a tomada de decisões informadas e inteligentes e até mesmo um equipamento de logística reversa da TOMRA Collection, a TOMRA R1.

Dezesseis palestrantes, muito networking e um jantar de encerramento com amigos

O segundo dia foi muito completo, cheio de aprendizado, compartilhamento, discussão, reflexão e olhar para o futuro.

Tove Andersen, nova presidente e CEO do Grupo TOMRA deu as boas-vindas à conferência "Fechando o ciclo do plástico". "Na verdade, é muito simples", disse ela. "Nossas décadas de experiência mostraram e demonstraram que é a triagem dos resíduos que determina o resultado da reciclagem. Nosso objetivo é reciclar os resíduos de plástico de forma que possamos mantê-los em circulação o máximo de tempo possível. Quanto mais clara, prática e ambiciosa for a legislação verde, mais cedo poderemos manter esse material em um ciclo fechado globalmente”.

Os demais palestrantes abordaram questões técnicas, jurídicas e práticas de como alcançá-lo. Por exemplo, os participantes puderam saber que um estudo recente do think tank londrino Eunomia, encomendado pela TOMRA, concluiu que, aumentando significativamente as taxas de reciclagem e melhorando a gestão de recursos, as emissões de gases de efeito estufa poderiam ser reduzidas. Em todo o mundo em uma quantidade anual equivalente a 2.760 milhões de toneladas métricas de CO2, comparável ao produzido por mais de 600 milhões de carros em circulação por ano.

Em conjunto com as suas empresas colaboradoras do setor dos plásticos, a TOMRA tem um ambicioso plano de permitir a recuperação de todo o material possível para a reciclagem, bem como aumentar a quantidade desse material reciclado em ciclo fechado. Este pode ser um passo decisivo para reduzir as emissões de CO2 e conservar recursos naturais.

O evento terminou com um agradável sentimento de até logo para muitos e um vamos lá para outros, mas para todos a satisfação de saber que entre todos nós a economia circular é possível e que no mundo dos plásticos eles estão mais próximos do que nunca.

Registre-se aqui para receber o vídeo de resumo da conferência: https://solutions.tomra.com/tomra-talks-2021-video

 

Publicidade