Honda apresenta sua nova estratégia de eletrificação

Montadora ficará totalmente elétrica a partir de 2030, mas só na China


Na quinta-feira, 13 de outubro, a Honda fez uma conferência virtual para apresentar sua nova estratégia de eletrificação. Dois novos carros foram anunciados: o e:NS1 e o e:NP1. Eles fazem parte da nova “e:N Series”, na qual o “e” vem de “e:Technology” e o “N” da palavra “novo”.

A montadora japonesa também anunciou que a e:N Series terá um total de dez modelos nos próximos cinco anos e revelou três conceitos: o e:N COUPE Concept, o e:N SUV Concept e o e:N GT Concept. Esses carros serão lançados inicialmente na China, mas a montadora já disse que espera exportá-los.

Até este momento, a Honda havia investido pouco nos elétricos, oferecendo apenas um modelo não híbrido, o Honda E, e tendo anunciado para 2024 o Prologue. Isso tem gerado críticas do mercado, afinal a montadora estaria ficando para trás na briga pelo novo setor.

No entanto, a estratégia agora vai acelerar: a Honda anunciou no evento que irá se tornar totalmente elétrica a partir de 2030, o que inclui carros híbridos e totalmente elétricos. Mas isso só vale para a China: no resto do mundo, carros a combustão continuarão sendo fabricados e vendidos até 2040, quando a montadora enfim espera se tornar 100% elétrica globalmente.

Como parte do plano, a Honda também anunciou a criação de fábricas de carros elétricos para a GAC Honda e a Dongfeng Honda, duas joint-ventures com base na China. A produção começa em 2024. Vários municípios chineses também ganharão lojas dedicadas à e:N Series.

Para completar, a montadora anunciou o Honda Sensing 360, um sistema de direção assistida que começará a ser incluído em seus modelos (não apenas elétricos) a partir de 2022. A intenção é que todos os principais mercados da Honda no mundo comecem a receber carros com o Sensing 360 até 2030.

Publicidade