Mercedes-Benz anuncia a primeira unidade do caminhão elétrico eActros
Automotive Business -
Modelo produzido na Alemanha será vendido em primeiro momento na Europa
A Mercedes-Benz anunciou na quinta-feira (14) que saiu da linha de produção da fábrica de Wörth, na Alemanha, a primeira unidade do caminhão elétrico eActros, apresentado ao mercado pela primeira vez em junho. A produção do veículo número um marcou o início de sua produção em série na unidade.
Em uma primeira etapa, o modelo de série do eActros estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia.
A montadora informou, ainda, que a produção em série do eEconic, desenvolvido para aplicação urbana, está programada para começar no segundo semestre de 2022. Já o eActros LongHaul, para transporte em longas distâncias, está programado para ficar pronto para a produção em série em 2024.
"O início da produção em série do eActros é uma prova muito concreta de que levamos a sério o transporte livre de emissões", disse Karin Rådström, membro do conselho de administração da Daimler Truck e responsável pela Mercedes-Benz Trucks a partir deste ano.
De acordo com a fabricante, o eActros é montado em uma linha existente ao lado de outra onde são produzidos caminhões com sistemas de propulsão convencionais. De lá ele segue para outra edificação, chamada Future Truck Center, onde ocorre o processo de eletrificação do veículo, com a instalação da bateria e sistemas.
Desde 2018, mais de 2,5 mil funcionários da fábrica receberam treinamento adicional quanto ao manejo de veículos e seus componentes de alta voltagem.
O powertrain do eActros é formado por dois motores elétricos integrados, incluindo uma transmissão de duas velocidades. Dependendo da versão, o modelo obtém sua energia de três ou quatro baterias e pode atingir uma autonomia de até 400 quilômetros.
Para carregar o conjunto em até 80% é necessário pouco mais de uma hora em estação de 400 amperes, informou a empresa.
O veículo tem a MirrorCam, câmera que substitui os retrovisores, S1R Turning Assistant, o assistente para fazer curvas, e o Active Brake Assist, sistema ativo de freios de quinta geração com detecção de pedestres.