BYD concluí testes laboratoriais no desenvolvimento do módulo fotovoltaico
Revista Fator Brasil -
De maior potência já desenvolvido em território brasileiro. Módulo com potência nominal de 445Wp é uma conquista inédita
A BYD Energy do Brasil, a maior fabricante nacional de módulos fotovoltaicos, com sede em Campinas (SP), comunica que os testes laboratoriais no desenvolvimento do módulo fotovoltaico de potência nominal 445Wp foram concluídos com sucesso pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade no Brasil.
Recentemente, a BYD informou que haverá, ao final do ano, um aumento na capacidade produtiva de sua fábrica de módulos fotovoltaicos visando atender às crescentes demandas do setor por módulos de maior potência. Essa ampliação será acompanhada do lançamento deste novo produto.
O novo módulo fotovoltaico atingiu a potência de 447,3Wp, com eficiência de 20,55% e, devido à tolerância positiva aplicada nos produtos da companhia, recebeu a potência nominal de 445Wp. O produto contará com tecnologia monofacial, half-cell e múltiplos barramentos e deve ter sua comercialização liberada para o mercado já nos primeiros meses de 2022.
— Esta é uma conquista inédita para a indústria nacional, pois é o módulo de maior potência já desenvolvido em território brasileiro. Nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento realizou um trabalho incrível e estamos contentes em anunciar este passo importante para o setor — afirmou Murilo Bonetto, gerente de pesquisa e desenvolvimento da BYD Energy do Brasil.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a Absolar, o setor bate recordes no Brasil com R$ 51 bilhões de investimentos acumulados e a criação de mais de 292 mil novos postos de trabalho no país.
— A BYD enxerga um cenário muito otimista para a geração de energia renovável e a eletromobilidade no Brasil. Após a inauguração da nova fábrica de baterias de lítio em Manaus, agora a BYD expande sua capacidade de produção de módulos solares fotovoltaicos de alta potência em sua linha de produção em Campinas — comenta Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD. — Os recentes investimentos, a inauguração da fábrica de Manaus, o aumento da capacidade produtiva da unidade de Campinas e o lançamento deste novo produto, mostram o quanto a BYD acredita no potencial de transição energética do Brasil, estando comprometida com o pioneirismo e investindo constantemente em tecnologia e inovação — completa o executivo.
A produção em território nacional aumenta a competitividade do setor, gera oportunidades de emprego e negócios, traz vantagens com relação à disponibilidade de estoque, segurança no controle da qualidade, garantias, estruturas de atendimento local e suporte técnico e comissionamento especializado.
Perfil — A BYD foi por quatro anos consecutivos (de 2015 a 2018) a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais.
No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em 2020, a BYD iniciou a operação de sua terceira planta fabril no País, em Manaus, para a produção de baterias. A BYD também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro. A BYD Brasil emprega cerca de 500 colaboradores nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.