Publicidade

Hyvia apresenta o seu primeiro veículo movido a hidrogênio

Joint venture da Renault aposta ecossistema de mobilidade verde


A Hyvia, joint venture da Renault com a Plug Power, apresenta o seu primeiro veículo movido a hidrogênio: um furgão Renault, com zero emissão de CO2, maior autonomia e recarga rápida. O modelo é uma das ferramentas da empresa para oferecer ecossistema de mobilidade a hidrogênio. Para isso, além do veículo, a empresa lança também uma estação de recarga ultrarrápida que gera hidrogênio a partir da eletrólise da água.

O Master Van H2-TECH é adequado ao transporte de mercadorias e pacotes, com autonomia de até 500 km, célula de combustível de 30 kW, bateria de 33 kWh e tanques com capacidade para 6 kg de hidrogênio. O modelo será produzido na França e estará disponível na região no ano que vem.

Este será o primeiro de três veículos a hidrogênio que a empresa trará ao mercado: um micro-onibus urbano para transportar até 15 pessoas, com autonomia de 300 km e outro furgão, com autonomia de 250 km e mais espaço de carga.

Segundo a Hyvia, “a mobilidade a hidrogênio se adequa perfeitamente aos veículos comerciais leves, permitindo aumentar a autonomia para cargas mais pesadas e usos intensos.” O objetivo é que a van atenda às necessidades de empresas, frotas e órgãos de governo.

Já estação de recarga ultrarrápida promete abastecimento em apenas 5 minutos. O sistema comprime H2 para armazenagem, a partir do hidrogênio gerado no local (por meio de eletrólise da água) ou fornecido a granel (por meio de tubos de transporte do elemento químico). Assim, o combustível fica disponível para abastecer o veículo a qualquer momento.

Segundo a companhia, a facilidade de uso da estação é comparada à de um veículo equipado com motorização térmica.

Publicidade