Stellantis e a LG anunciam uma nova joint venture para a produção de baterias de íons de lítio

Nova planta vai abastecer a produção de carros elétricos e híbridos da montadora


A Stellantis e a LG anunciam na segunda-feira, 18, uma nova joint venture para a produção de baterias de íons de lítio para o mercado da América do Norte. O acordo é um passo para impulsionar o plano de mobilidade elétrica da Stellantis, que prevê vender mais de 40% de carros com a tecnologia nos EUA até 2030, com investimento de mais de € 30 bilhões até 2025 em eletrificação e desenvolvimento de software. 

Para isso, será instalada uma nova giga fábrica de baterias a partir do primeiro trimestre de 2024, com capacidade de produção anual de 40 GWh. Os componentes serão fornecidos às fábricas da Stellantis nos EUA, Canadá e México para veículos híbridos plug-in e elétricos puros. O local da fábrica ainda não foi divulgado.

A parceria entre as empresas para veículos eletrificados começou em 2014, quando a LG foi selecionada pela Stellantis (então Fiat Chrysler Automobiles) para fornecer o sistema de bateria de íons de lítio e controles para o Chrysler Pacifica Hybrid, o a primeira minivan eletrificada da indústria.

“O anúncio de hoje é mais uma etapa do desenvolvimento de nosso plano ousado de eletrificação e do cumprimento dos compromissos anunciados durante nosso EV Day, em julho”, afirmou em nota o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

Publicidade