Enel Green Power investe R$ 948 milhões na construção de parque eólico
Assessoria de Imprensa -
Do parque eólico Cumaru, no Rio Grande do Norte
A subsidiária brasileira de energia renovável do Grupo Enel, Enel Green Power Brasil Participações Ltda. ("EGPB"), iniciou a operação comercial do parque eólico Cumaru, localizado no município de São Miguel do Gostoso, no Estado do Rio Grande do Norte. O Grupo Enel investiu ao todo cerca de R$ 948 milhões, o equivalente a cerca de 184 milhões de dólares, na construção do empreendimento, que possui capacidade instalada total de 206 MW.
“A atual crise hídrica reforça a importância da diversificação da matriz energética no Brasil e as vantagens das fontes eólica e solar. Iniciamos a construção do projeto Cumaru no segundo semestre do ano passado. A entrada em operação comercial do parque num curto espaço de tempo é uma demonstração da nossa capacidade de entregar projetos relevantes para ampliar sistematicamente a geração verde no país e contribuir para um sistema cada vez mais seguro, em que a complementariedade das fontes beneficia toda a sociedade”, ressalta Roberta Bonomi, Responsável da Enel Green Power no Brasil. “Cumaru é o primeiro de cinco projetos atualmente em construção pela Enel no país a produzir energia. Até o início de 2022, teremos colocado em operação ao todo cerca de 1,3 GW de nova capacidade instalada, contribuindo para o nosso crescimento sustentável na região.”
O parque eólico Cumaru é composto por 49 aerogeradores e será capaz de gerar mais de 966 GWh por ano, evitando a emissão de mais de 543 mil de toneladas de CO2 na atmosfera anualmente. A produção de energia do parque será integralmente fornecida ao mercado livre para venda a clientes comerciais, alavancando a presença integrada da Enel no país. Além de Cumaru, que acaba de entrar em operação comercial, a Enel Green Power está concluindo a construção de outros três parques eólicos e um parque solar, todos localizados no Nordeste e que somam cerca de 1,1 GW de capacidade instalada.
Durante a construção de Cumaru, primeira obra da Enel Green Power iniciada durante a pandemia no Brasil, foram adotados rigorosos protocolos de segurança, em função da pandemia e em linha com as indicações das autoridades sanitárias, com o objetivo de garantir a proteção necessária aos trabalhadores envolvidos na construção bem como às comunidades onde o parque está instalado. A empresa estabeleceu diretrizes rígidas para viagens, que incluíram quarentena preventiva quando os trabalhadores se deslocavam para cidades fora da região do canteiro de obras; maior higienização das instalações, veículos e ambientes nos canteiros de obras; bem como medidas para garantir práticas de trabalho seguras. Nos canteiros, a rotina das equipes e operações foram estruturadas para manter o distanciamento social. A Enel Green Power também realizou campanhas de testes massivas envolvendo todos os funcionários nos canteiros de obras.
Além do foco na saúde e segurança de colaboradores e das comunidades locais na região do empreendimento, a Enel Green Power também desenvolveu ações de Sustentabilidade, envolvendo a comunidade local, em linha com a estratégia de Criação de Valor Compartilhado (CSV) do Grupo Enel. Em Cumaru, foram realizadas ações de educação ambiental com crianças e jovens e um projeto de assistência técnica rural para famílias que vivem da agricultura de subsistência. As famílias beneficiadas receberam orientações técnicas para aumentar e diversificar a produção de alimentos, garantindo a segurança alimentar e, eventualmente, a geração de renda.
No Brasil, o Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, tem uma capacidade total instalada renovável de cerca de 4 GW, dos quais mais de 1,6 GW são de fonte eólica, cerca de 1,1 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidro.
A Enel é uma empresa multinacional de energia e um player integrado líder nos mercados globais de energia e energias renováveis, bem como a principal operadora de gás no mercado de varejo.
É a maior concessionária europeia por EBITDA normal, e está presente em mais de 30 países em todo o mundo, produzindo energia com cerca de 89 GW de capacidade instalada.
A Enel distribui eletricidade por meio de uma rede de mais de 2,2 milhões de quilômetros e, com mais de 75 milhões de usuários finais, é a primeira operadora de rede em todo o mundo1. O Grupo leva energia para cerca de 70 milhões de residências e empresas e possui a maior base de clientes global. O braço de energias renováveis da Enel, Enel Green Power, é o maior player privado renovável do mundo, com cerca de 50 GW de usinas eólicas, solares, geotérmicas e hidrelétricas instaladas na Europa, Américas, África, Ásia e Oceania.
1Operadores públicos não incluídos.