HT Aero recebe aporte de US$ 500 milhões de investidores
Automotive Business -
Empresa está em sua quinta geração de VTOLs e pretende lançar novo modelo em 2024
A empresa chinesa HT Aero, braço da montadora Xpeng para eVTOLs (carros voadores de decolagem e pouso vertical), anunciou nesta terça-feira que recebeu um aporte de US$ 500 milhões de um grupo de investidores em em uma rodada de financiamento de Série A. Segundo as empresas envolvidas, essa é a maior injeção de capital em uma empresa asiática do ramo de eVTOLs.
As empresas investindo são IDG Capital, 5Y Capital e XPeng Inc., com participação de um consórcio de investidores que inclui Sequoia China, Eastern Bell Capital, GGV Capital, GL Ventures e Yunfeng Capital. “Acreditamos que o setor de carros voadores será um mercado trilionário”, disse Guangfu Cui, um dos diretores da IDG, em comunicado enviado à imprensa. “A rápida evolução tecnológica provê a sinergia necessária para criar um novo paradigma para carros voadores”, afirmou.
Segundo a HT Aero, o dinheiro será gasto com pesquisa e desenvolvimento, contratação de pessoal e busca de certificações. “Nosso próximo modelo será uma integração entre carro voador e automóvel, projetado tanto para voos em baixa altitude como para direção em estradas. Estamos planejando o anúncio oficial em 2024”, disse Deli Zhao, fundador e presidente da HT Aero.
Fundada em 2013, a HT Aero já está em sua quinta geração de carros voadores com o X2, um modelo revelado este ano que tem dois assentos, cockpit fechado e carrega até 200 kg.
Embora o entusiasmo do setor seja grande, os carros voadores ainda devem demorar alguns anos para se tornar uma realidade, já que seu funcionamento depende não só da existência dos veículos, mas também de infraestrutura e regulamentação.