Grupo Stellantis segue dominando o mercado brasileiro

Fiat no topo e Jeep em quinto têm 5 dos 10 carros mais vendidos do mês


Outubro foi fraco, com apenas 150 mil veículos emplacados, mas o Grupo Stellantis segue dominando com folga o mercado brasileiro, com cinco marcas (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram) que juntas somaram quase 47,6 mil emplacamentos no mês e arremataram quase um terço das vendas no período, ou 31,6%. No cenário em que a falta de semicondutores continua a distorcer os resultados de toda a indústria com paradas ou reduções não programadas da produção, a empresa conseguiu colocar cinco modelos na lista dos dez mais vendidos, três Fiat e dois Jeep, incluindo os quatro primeiros do ranking mensal.

Apesar da redução da produção em Betim (MG) por falta de chips, que provocou a suspensão dos contratos de 1,8 mil funcionários do segundo turno de produção, a Fiat continuou no topo do ranking pelo décimo mês consecutivo, mas de setembro para outubro reduziu de 20,4% para 19,5% sua participação de mercado, com 29,4 mil emplacamentos, quase o mesmo volume de um mês antes, em tímido avanço de 1,2%. O hatch Argo foi o mais vendido do mês, enquanto as picapes Strada e Toro figuraram na terceira e oitava posições, respectivamente.

Mas a liderança no ano parece garantida para a marca italiana: em 10 meses, a Fiat acumula 365 mil carros vendidos, 109 mil unidades à frente da segunda colocada (a Volkswagen) e equivalente a 22,4% de participação de mercado, 6,3 pontos porcentuais acima do registrado no mesmo período de 2020. Também tem os dois modelos mais vendidos de 2021 até agora: Strada e Argo.

Após muitas paralisações em suas três fábricas de veículos no País, a Volkswagen conseguiu boa recuperação em outubro, com 26,3 mil veículos emplacados, em forte crescimento de 27,1% na comparação com setembro e ampliação do market share de 14,5% para 17,4% no mês passado. A marca alemã colocou dois carros na lista dos 10 mais vendidos (veja mais abaixo): o SUV T-Cross em quinto e o velho Gol em décimo, após a retomada da produção em Taubaté (SP), onde o hatch é fabricado. Contudo, será difícil manter o ritmo em novembro, quando a empresa já anunciou que reduzirá a operação de São Bernardo do Campo (SP) de dois para apenas um turno

Com a retomada da produção em Gravataí (RS) da linha Onix (o hatch foi o nono mais vendido em outubro), a General Motors e sua marca Chevrolet conseguiram se sustentar na terceira posição do ranking de outubro, com 19 mil emplacamentos, crescimento de 6,2% sobre setembro e participação de 12,7% no mês. 

Hyundai também vem conseguindo se sustentar como a quarta marca de veículos mais vendida do País, mas com redução da produção em Piracicaba (SP) teve queda nos volumes de 7,3% em relação a setembro. Em outubro, emplacou 13,4 mil unidades e reduziu seu market share de 9,8% para 8,9% entre um mês e outro. Ainda assim, colocou dois de seus três carros produzidos no Brasil na tabela dos 10 mais vendidos: o recém-renovado SUV Creta ficou em sétimo, logo atrás do hatch HB20 em sexto. 

Jeep, segunda marca de maior volume da Stellantis, continua com desempenho impressionante este ano para um fabricante que vende seus SUVs produzidos em Goiana (PE) que começam acima dos R$ 100 mil e superam os R$ 270 mil. De setembro para outubro, a Jeep subiu do sexto para o quinto lugar no ranking de marcas, superando a Toyota e aumentando de 8% para 8,8% sua participação de mercado. No mês passado dois de seus três modelos pernambucanos figuraram entre os quatro mais vendidos do País, o Renegade em segundo e o Compass em quarto.

Também enfrentando problemas de falta de microchips na produção de Sorocaba (SP), em outubro a Toyota caiu para a sexta posição no ranking de marcas com 12,7 mil carros vendidos, quase o mesmo volume de setembro, com leve perda de participação para 8,4% e nenhum modelo na lista dos 10 mais comprados no mês.

Após sofrer com várias paralisações em São José dos Pinhais (PR), em outubro a Renault foi a marca que mais cresceu em vendas de setembro para outubro (31,2%) no ranking das 10 mais vendidas, subindo da oitava para a sétima colocação, com 5% de participação, ainda que sem nenhum representante entre os 10 carros mais emplacados do mês. 

Honda foi ultrapassada pela Renault e no mês passado desceu um degrau no ranking, para a oitava posição, com queda de 14,3% nas vendas em relação a setembro, somando 6,6 mil emplacamentos e market share de 4,4%, um ponto porcentual menor do que um mês antes. 

Segue acirrada a briga entre o nono e décimo lugares do ranking de marcas, com a Nissan se sustentando com 4.527 emplacamentos, apenas um à frente dos 4.526 da Caoa Chery, o que deixa as duas com 3% do mercado em outubro. Mas a Nissan teve desempenho negativo, seus volumes caíram 6,5%, enquanto a Caoa Chery aumentou 12,1% suas vendas. Como a diferença é de apenas uma unidade, essas posições ainda podem se inverter conforme for consolidada a contabilidade mensal do Renavam, o registro nacional de licenciamentos. 

Destaque para o desempenho das duas marcas francesas da Stellantis. A Peugeot apurou alta de 22% nas vendas em outubro sobre setembro, com pouco mais de 3 mil veículos emplacados, aumentando sua participação de 1,7% para 2% no mês, ficando na 11ª posição do ranking mensal. E logo atrás, em 12º, vem a Citroën com apenas um carro no mostruário das concessionárias, o C4 Cactus, responsável por cerca de 95% das vendas da marca, que somaram quase 1,9 mil unidades em outubro, quase o mesmo volume do mês anterior. 

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