Grupo Stellantis segue dominando o mercado brasileiro
Automotive Business -
Fiat no topo e Jeep em quinto têm 5 dos 10 carros mais vendidos do mês
Outubro foi fraco, com apenas 150 mil veículos emplacados, mas o Grupo Stellantis segue dominando com folga o mercado brasileiro, com cinco marcas (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram) que juntas somaram quase 47,6 mil emplacamentos no mês e arremataram quase um terço das vendas no período, ou 31,6%. No cenário em que a falta de semicondutores continua a distorcer os resultados de toda a indústria com paradas ou reduções não programadas da produção, a empresa conseguiu colocar cinco modelos na lista dos dez mais vendidos, três Fiat e dois Jeep, incluindo os quatro primeiros do ranking mensal.
Apesar da redução da produção em Betim (MG) por falta de chips, que provocou a suspensão dos contratos de 1,8 mil funcionários do segundo turno de produção, a Fiat continuou no topo do ranking pelo décimo mês consecutivo, mas de setembro para outubro reduziu de 20,4% para 19,5% sua participação de mercado, com 29,4 mil emplacamentos, quase o mesmo volume de um mês antes, em tímido avanço de 1,2%. O hatch Argo foi o mais vendido do mês, enquanto as picapes Strada e Toro figuraram na terceira e oitava posições, respectivamente.
Mas a liderança no ano parece garantida para a marca italiana: em 10 meses, a Fiat acumula 365 mil carros vendidos, 109 mil unidades à frente da segunda colocada (a Volkswagen) e equivalente a 22,4% de participação de mercado, 6,3 pontos porcentuais acima do registrado no mesmo período de 2020. Também tem os dois modelos mais vendidos de 2021 até agora: Strada e Argo.
Após muitas paralisações em suas três fábricas de veículos no País, a Volkswagen conseguiu boa recuperação em outubro, com 26,3 mil veículos emplacados, em forte crescimento de 27,1% na comparação com setembro e ampliação do market share de 14,5% para 17,4% no mês passado. A marca alemã colocou dois carros na lista dos 10 mais vendidos (veja mais abaixo): o SUV T-Cross em quinto e o velho Gol em décimo, após a retomada da produção em Taubaté (SP), onde o hatch é fabricado. Contudo, será difícil manter o ritmo em novembro, quando a empresa já anunciou que reduzirá a operação de São Bernardo do Campo (SP) de dois para apenas um turno.
Com a retomada da produção em Gravataí (RS) da linha Onix (o hatch foi o nono mais vendido em outubro), a General Motors e sua marca Chevrolet conseguiram se sustentar na terceira posição do ranking de outubro, com 19 mil emplacamentos, crescimento de 6,2% sobre setembro e participação de 12,7% no mês.
A Hyundai também vem conseguindo se sustentar como a quarta marca de veículos mais vendida do País, mas com redução da produção em Piracicaba (SP) teve queda nos volumes de 7,3% em relação a setembro. Em outubro, emplacou 13,4 mil unidades e reduziu seu market share de 9,8% para 8,9% entre um mês e outro. Ainda assim, colocou dois de seus três carros produzidos no Brasil na tabela dos 10 mais vendidos: o recém-renovado SUV Creta ficou em sétimo, logo atrás do hatch HB20 em sexto.
A Jeep, segunda marca de maior volume da Stellantis, continua com desempenho impressionante este ano para um fabricante que vende seus SUVs produzidos em Goiana (PE) que começam acima dos R$ 100 mil e superam os R$ 270 mil. De setembro para outubro, a Jeep subiu do sexto para o quinto lugar no ranking de marcas, superando a Toyota e aumentando de 8% para 8,8% sua participação de mercado. No mês passado dois de seus três modelos pernambucanos figuraram entre os quatro mais vendidos do País, o Renegade em segundo e o Compass em quarto.
Também enfrentando problemas de falta de microchips na produção de Sorocaba (SP), em outubro a Toyota caiu para a sexta posição no ranking de marcas com 12,7 mil carros vendidos, quase o mesmo volume de setembro, com leve perda de participação para 8,4% e nenhum modelo na lista dos 10 mais comprados no mês.
Após sofrer com várias paralisações em São José dos Pinhais (PR), em outubro a Renault foi a marca que mais cresceu em vendas de setembro para outubro (31,2%) no ranking das 10 mais vendidas, subindo da oitava para a sétima colocação, com 5% de participação, ainda que sem nenhum representante entre os 10 carros mais emplacados do mês.
A Honda foi ultrapassada pela Renault e no mês passado desceu um degrau no ranking, para a oitava posição, com queda de 14,3% nas vendas em relação a setembro, somando 6,6 mil emplacamentos e market share de 4,4%, um ponto porcentual menor do que um mês antes.
Segue acirrada a briga entre o nono e décimo lugares do ranking de marcas, com a Nissan se sustentando com 4.527 emplacamentos, apenas um à frente dos 4.526 da Caoa Chery, o que deixa as duas com 3% do mercado em outubro. Mas a Nissan teve desempenho negativo, seus volumes caíram 6,5%, enquanto a Caoa Chery aumentou 12,1% suas vendas. Como a diferença é de apenas uma unidade, essas posições ainda podem se inverter conforme for consolidada a contabilidade mensal do Renavam, o registro nacional de licenciamentos.
Destaque para o desempenho das duas marcas francesas da Stellantis. A Peugeot apurou alta de 22% nas vendas em outubro sobre setembro, com pouco mais de 3 mil veículos emplacados, aumentando sua participação de 1,7% para 2% no mês, ficando na 11ª posição do ranking mensal. E logo atrás, em 12º, vem a Citroën com apenas um carro no mostruário das concessionárias, o C4 Cactus, responsável por cerca de 95% das vendas da marca, que somaram quase 1,9 mil unidades em outubro, quase o mesmo volume do mês anterior.