Vendas de caminhões cresce 40% em outubro
Automotive Business -
Entregas seguem com prazo de entrega para até 120 dias
As vendas de caminhões cresceram 40% em outubro sobre o volume vendido pelas distribuidoras no mesmo mês no ano passado. De acordo com balanço da Fenabrave, divulgado na quinta-feira, 4, foram licenciadas no período 11,5 mil unidades.
No acumulado do ano os dados apontaram para crescimento de 48,6% sobre os emplacamentos realizados no janeiro-outubro do ano passado, somando um total de 104,8 mil unidades licenciadas.
Na comparação com as vendas realizadas em setembro, o setor emplacou 4% menos veículos em outubro, informou a Fenabrave por meio dos dados do Renavam.
De acordo com Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade que representa as concessionárias, o resultado está ligado a um número menor de dias úteis em outubro ante setembro, e não por alterações na demanda.
“O mercado de caminhões se mantém positivo e os emplacamentos vão seguindo a capacidade de entrega das montadoras. Alguns modelos, como os extrapesados, já estão com previsão de entrega para o fim do 1º semestre de 2022. Na média, as entregas estão sendo agendadas para um prazo de 90 a 120 dias”, disse.
Por marca, os maiores volumes de vendas realizados em outubro foram o da Volkswagen Caminhões, com 3,2 mil unidades vendidas. Fecham a lista das cinco que mais emplacaram no mês Mercedes- Benz, Volvo, Scania e Iveco.
Já no acumulado do ano o maior volume de licenciamento é o dos caminhões Mercedes-Benz, com 31,2 mil unidades e 29,80% de participação de mercado. VWCO, Volvo, Scania e Iveco, completam a lista na sequência.
Ainda no acumulado do ano, os modelos mais vendidos foram os pesados, com 51,14% do total emplacado no País até outubro. Na sequência a lista da Fenabrave mostra os modelos semipesados, leves, médios e semi-leves.
Dentre os pesados, o mais vendido foi o Volvo FH 540, com 7,2 mil unidades emplacadas até outubro. Scania R450, DAF XF, Volvo FH 460 e o Mercedes-Benz Actros 2651 fecham a lista.