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Prefeitura de São Paulo e o governo do estado anunciam investimento de R$ 5,5 bilhões para iniciativas de mobilidade

Serão 27 obras em toda a cidade, incluindo novos corredores, terminais e até transporte aquático


Victor Bianchin, AB

A prefeitura de São Paulo e o governo do estado anunciaram hoje um investimento de R$ 5,5 bilhões para iniciativas de mobilidade na capital. O dinheiro, que será fornecido metade pela esfera municipal e metade pela estadual, será revertido para 27 obras em toda a cidade.

O programa prevê a implantação de 11 novos corredores de ônibus, o que representa mais de 90 km de corredores e 30 km de requalificação de faixas exclusivas de ônibus. Também serão construídos quatro novos terminais e seis estruturas viárias, além do prolongamento da avenida Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda. 

O plano é implementar as obras em fases, sendo que a primeira, no valor de R$ 1,4 bilhão, prevê a construção dos corredores BRT Radial Leste I e II, a construção do corredor Chucri Zaidan e a requalificação de quatro corredores e faixas exclusivas de ônibus. O BRT, projeto inicialmente pensado para 2014, será feito em dois trechos, sendo um de 9,5 km do Parque Dom Pedro até o cruzamento com a Avenida Aricanduva, onde terá interligação com o BRT Aricanduva, cujo projeto está em desenvolvimento.

O segundo trecho, de 8,6 km, ligará a Av. Aricanduva com a estação Itaquera do metrô. O projeto foi alterado para incluir uma ciclovia e passagens no nível da rua, em vez de elevadas. Segundo a prefeitura, o BRT Radial Leste irá beneficiar mais de 185 mil pessoas por dia.

O corredor da Avenida Chucri Zaidan será uma faixa exclusiva para ônibus que deverá receber 95 mil passageiros por dia e irá passar pela Av. João Dias, pela Av. Doutor Chucri Zaidan e pela Av. Roque Petroni Jr. O custo é de R$ 388 milhões. Os quatro corredores requalificados serão: Imirim, Santo Amaro/João Dias, Itapecerica e Norte/Sul.

No futuro, o programa tem na agenda a construção dos corredores Itaquera I, Itaquera II, Perimetral Itaim Paulista e corredor Celso Garcia, além da requalificação do corredor Amador Bueno da Veiga. Três novos terminais serão construídos: São Mateus, Itaim Paulista e um novo em Itaquera. Ainda faz parte do projeto o primeiro transporte público coletivo sobre água, o Aquático SP, na represa Billings.

As novas intervenções irão beneficiar mais de 3 milhões de paulistanos em todas as regiões da cidade.

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