Publicidade

Webinar: Uso do Ácido Clorídrico no Tratamento de Leveduras e o Impacto na Corrosão dos Equipamentos

Organizado pela Unipar, encontro virtual agendado para 17 de novembro contará com especialistas em fermentação e corrosão


O Ácido Clorídrico é uma solução eficiente ou prejudica o processo de fermentação? Provoca corrosão ou contribui para a manutenção de ativos? É mais caro? Tem ampla oferta no mercado nacional? Esses e outros questionamentos que permeiam as operações do setor sucroenergético serão esclarecidos em um webinar promovido pela Unipar, companhia líder na produção de Cloro, Soda e PVC na América do Sul, no próximo dia 17 de novembro, de 19h às 20h30.

Com o tema central "Uso do Ácido Clorídrico no Tratamento de Leveduras e o Impacto na Corrosão dos Equipamentos", o encontro virtual contará com a participação da doutora em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Idalina Vieira Aoki, do especialista de Aplicação em Processo e Microbiologia na Fermentec, Oscar Parazzi Junior, e do diretor comercial de Químicos da Unipar, Rogério Costa. O evento é aberto ao público e será transmitido pelo link.

Durante o webinar, os especialistas convidados apresentarão os destaques de recentes trabalhos técnicos realizados em parceria com a USP e Fermentec para viabilizar o uso do Ácido Clorídrico, um dos derivados na produção do Cloro, em substituição ao Ácido Sulfúrico na etapa de acidificação da levedura, com a finalidade de baixar o pH do meio e evitar a contaminação microbiana durante o processo de fabricação de etanol nas usinas.

"A partir de visões complementares de dois especialistas renomados em fermentação e corrosão, apresentaremos durante o webinar comprovações científicas para quebrar paradigmas e contribuir para a segurança do corpo técnico das usinas de etanol", antecipa Rogério Costa, diretor de Negócios Químicos da Unipar, complementando que o Ácido Clorídrico é uma solução viável e competitiva no segmento, como substituto do Ácido Sulfúrico.

Vantagens do uso do Ácido Clorídrico

Utilizado há mais de 50 anos em usinas, o Ácido Sulfúrico tem apresentado queda na disponibilidade em alguns períodos do ano e altos picos de preços. Dessa forma, o Ácido Clorídrico se apresenta como uma alternativa protegida dos cortes de fornecimento causados pelos períodos de entressafras, e mais estável em preço, pois é regulado de acordo com o mercado nacional.

O Ácido Clorídrico é essencial para eliminar a presença de microrganismos que surgem e são prejudiciais ao processo de fermentação do mosto, uma mistura açucarada destinada à levedação alcoólica feita com o resultado da moenda da cana. A etapa é necessária para toda a cadeia produtiva, também responsável por derivados, como biogás e biometano (ambos concorrentes do gás natural), plásticos e princípios extraídos da cana-de-açúcar, usados como base na produção de cosméticos.

Serviço Webinar
Tema: Uso do Ácido Clorídrico no Tratamento de Leveduras e o Impacto na Corrosão dos Equipamentos
Convidados: Idalina Vieira Aoki, doutora em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Oscar Parazzi Junior, especialista de Aplicação em Processo e Microbiologia na Fermentec e Rogério Costa, diretor comercial de Químicos da Unipar.
Data: 17/11/21 (quarta-feira)
Horário: 19h às 20h30
 

 

Informações para a Imprensa da Unipar

FSB Comunicação
(11) 3165-9596
unipar@fsb.com.br

Publicidade