Publicidade

Segmento de veículos eletrificados está comemorando as vendas em alta

Apesar da pequena participação no mercado, setor cresceu 10 vezes mais que a média nacional


Zeca Chaves, AB

 

O segmento de veículos eletrificados, que inclui híbridos e elétricos, está comemorando as vendas em alta, bem diferente do comportamento do mercado brasileiro como um todo. Enquanto os automóveis e comerciais leves registraram um tímido aumento de 7,7% neste ano, os eletrificados tiveram um salto de 74%, segundo números divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) nesta sexta-feira, 5.

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, foram emplacadas 27.097 unidades de modelos elétricos e híbridos sobre o mesmo período de 2020. Apenas em outubro, foram comercializados 2.823 veículos, o que representa um crescimento de 24% comparado ao mesmo mês do ano passado. Em relação a setembro de 2021, a variação positiva foi de 2,69%.

“Este tem sido um excelente ano para os veículos eletrificados. Tivemos muitas montadoras que fizeram lançamentos em 2021 e vamos superar facilmente nossa meta, com mais de 30 mil unidades. Devemos chegar a 32 mil ou 33 mil”, comemorou Adalberto Maluf, presidente da ABVE, que também é diretor de marketing da fabricante BYD.

Embora o desempenho do setor esteja muito acima da média de mercado, a entidade reconhece que os modelos eletrificados vêm mantendo esse ritmo acelerado há um bom tempo. “A verdade é que na média esse segmento tem dobrado a cada dois anos”, disse Thiago Sugahara, vice-presidente da ABVE e gerente de assuntos governamentais da Toyota.

Apesar dos números relativos serem vistosos, em valores absolutos a categoria ainda tem uma pequena participação nas vendas internas. No ano passado inteiro os eletrificados emplacaram apenas 19.745 unidades, que é menos do que o Chevrolet Onix vendeu em dois meses, na média. Esse volume representou 1% do mercado brasileiro em 2020, mas a participação deve subir em 2021 para cerca de 1,5% das vendas.

 

 

Publicidade