Fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ) está completando 25 anos de atividades

Unidade foi fruto de investimento inicial de US$ 250 milhões


A fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus instalada em Resende (RJ) está completando neste mês 25 anos de atividades. A unidade, famosa pelo seu sistema de produção modular, foi fruto de investimento inicial de US$ 250 milhões.

“Hoje ocupamos um complexo fabril de 1 milhão de metros quadrados com 4,5 mil colaboradores. O segredo do sucesso da nossa marca se baseia em um pilar sólido: o cliente”, disse o presidente e CEO Roberto Cortes.

Após a construção de sua sede em 1996, a VWCO criou famílias marcantes de produtos, como a Série 2000, o Constellation, duas gerações do Delivery e o Meteor, além do primeiro chassi de ônibus VW com motor traseiro e a introdução da marca MAN no País.

Hoje também é produzido na unidade o e-Delivery, modelo de caminhão elétrico, criado a partir do e-Consórcio que também opera na fábrica de Resende.

O consórcio modular é o modelo de produção em que a fabricante delega a responsabilidade de montagem em sua fábrica a oito fornecedores instalados dentro do complexo industrial.

O inédito modelo de produção que envolve os fornecedores na montagem dos veículos foi apresentado pelo então vice-presidente global de compras e produção da Volkswagen, o engenheiro basco José Ignacio López de Arriortúa.

A capacidade da fábrica aumetou de 30 mil para 50 mil/ano em 2005, quando entraram em produção as linhas de caminhões leves Delivery e os semipesados e pesados Constellation. Em 2008, saltou para 100 mil/ano. O pico produtivo ocorreu em 2011, com 83,1 mil caminhões e chassis de ônibus produzidos na unidade.

No fim de 2020, a VWCO somou mais de 1 milhão de veículos produzidos em sua história, sendo cerca de 870 mil em Resende.

Publicidade