PPG inaugura tecnologia para pintura que reduz o consumo de energia em até 50%
Automotive Business -
Na América Latina, apenas empresa na Argentina também conta com a nova tecnologia
O fabricante mundial de tintas automotivas PPG está inaugurando na América Latina por meio de duas fábricas – uma delas no Brasil – uma tecnologia de preparação de carrocerias para pintura que ajuda a reduzir o consumo de energia em até 50%.
O processo é conhecido como pré-tratamento de baixa temperatura, que pode ser usado tanto em montadoras quanto nas indústrias em geral. Esse método prepara as superfícies metálicas que vão receber algum tipo de pintura.
Marcelo Zanete, diretor de negócios automotivos OEM da PPG, explica que a nova tecnologia reduz o consumo de energia necessário para a pintura porque consegue fazer a preparação das carrocerias utilizando temperaturas menores do que o método convencional.
"Normalmente, na etapa de remoção do óleo e limpeza da carroceria, é necessário trabalhar com temperaturas entre 50°C e 60°C. O pré-tratamento de baixa temperatura, como o próprio nome diz, requer temperatura menor, de apenas 40°C. Estamos falando de uma economia significativa de energia, que pode chegar a 50% do consumo", afirma Zanete.
Segundo a empresa, apenas dois clientes na América Latina utilizam esse pré-tratamento por enquanto, um brasileiro e um argentino. No Brasil, a escolhida foi a fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG), onde são produzidos veículos comerciais, de transporte de passageiros e de defesa. Na Argentina, a técnica é utilizada pela planta da Stellantis em Córdoba, mas em breve passará a ser aplicada também nas unidades da Stellantis em Goiana (PE) e Betim (MG).
"Estamos trazendo a tecnologia para a América Latina porque entendemos que diversas empresas buscam soluções como essa, que são resultado do trabalho contínuo da PPG de disponibilizar ao mercado o que há de mais avançado em termos de tecnologia e soluções sustentáveis", afirma Fábio Camorim, coordenador de vendas da PPG.