Publicidade

Governo de Santa Catarina e General Motors fecham parceria para eletromobilidade

Montadora e governo do estado irão desenvolver e testar estratégias


Victor Bianchin, AB

O governo de Santa Catarina anunciou hoje que firmou parceria com a General Motors para a criação de um grupo de trabalho referente ao fomento da eletromobilidade no estado. O governador Carlos Moisés colocou o estado à disposição para o teste de novos veículos e estratégias de eletrificação.

Há especulação da imprensa local de que a GM pode abrir uma fábrica de veículos elétricos no estado, algo que não foi confirmado. O anúncio foi feito após Moisés retornar da Conferência do Clima de Glasgow, onde a eletrificação foi um ponto bastante discutido.

Em 2019, a GM investiu R$ 1,9 bilhão na ampliação e modernização da sua fábrica de motores em Joinville (SC). A planta se destaca por suas iniciativas sustentáveis, como o uso de energia solar, a reciclagem da água industrial e o programa “Zero Aterro”, que faz com que 100% dos resíduos sejam reciclados, reutilizados ou coprocessados. 

Joinville também possui, desde 2019, o Ágora Tech Park, um parque tecnológico onde empresas podem testar novas tecnologias. No anúncio à imprensa, o governador não deixou claro se os testes da GM serão realizados no parque, dizendo apenas que “colocou à disposição o ambiente tecnológico e inovador catarinense”. 

“O ambiente tecnológico tem essa vantagem e agilidade de apresentar alternativas simultâneas ao processo”, disse Moisés em comunicado. “Enquanto uma empresa lança o carro elétrico, já tem outra apresentando as oportunidades que podem surgir em outros nichos, as soluções para a cadeia produtiva, como o reuso e a destinação correta de componentes, por exemplo. Essa visão cíclica é fundamental quando buscamos a verdadeira sustentabilidade”, afirmou.

“O que ouvimos do governador hoje foi fantástico e nos faz acreditar que é possível”, declarou Marina Willisch, vice-presidente da GM na América do Sul. “Estamos falando de algo que ainda é novidade aqui no Brasil, mas que, com parcerias como a que estamos iniciando com Santa Catarina, boas políticas públicas, vai nos ajudar a construir um modelo de mobilidade seguro, livre de gases poluentes e que possa ser cada vez mais acessível”, disse.

O estado atualmente conta com uma rede de 8 estações de carregamento rápido e mais 22 estações semirrápidas para veículos elétricos instalada pela concessionária Celesc em uma rota que vai do litoral ao extremo oeste. A ideia agora é expandir essa rede e criar uma malha entre os três estados da região Sul.

Publicidade