Publicidade

Mallory promove reutilização de plástico produzido nas fábricas

O uso de plásticos reciclados em produtos requer pensamento criativo por parte de engenheiros, designers, técnicos e fabricantes


Nos últimos anos, a sustentabilidade se tornou um componente essencial ao desenvolvimento de empresas e contribuintes do segundo setor. A Mallory, empresa de referência em eletroportáteis há quase 50 anos, tem promovido diversas ações sustentáveis em suas operações, entre elas o aproveitamento e reutilização de plástico de seus produtos. 

O uso de plásticos reciclados em produtos requer pensamento criativo por parte de engenheiros, designers, técnicos e fabricantes. Gustavo Ribeiro, gerente de engenharia industrial, explica que o processo ocorre em dois moinhos de grande porte e remodela os diferentes plásticos que constituem as peças em grãos. 

“Ao todo, 10 funcionários são responsáveis pelo controle e abastecimento de matérias primas plásticas e seus derivados. Assim que selecionadas as partes ruins, falhas do processo de injeção, moemos e transformamos novamente em grãos. Sem suas características físicas e químicas iniciais, ensacamos e armazenamos para reutilização em produtos cujas peças admitem essa ‘nova’ matéria prima. Com apenas 1 hora de procedimento, chegamos a reutilizar até 1 tonelada de plástico”, detalha. 

O engenheiro ressalta ainda que apenas a resina do polímero polipropileno é reaproveitada, mas os resíduos restantes são segregados e vendidos a parceiros recicladores, evitando de forma inteligente e sustentável o descarte no meio ambiente e criando novas oportunidades econômicas. "Nosso parceiros possuem todas as documentações pertinentes e exigidas pela SEMACE (Secretaria do Meio Ambiente do Ceará). Dessa forma, cada reciclador está apto para destinar corretamente o fim específico de cada tipo de material remanescente", finaliza.

De acordo com Annette de Castro, CEO e vice-presidente da Mallory, a sustentabilidade é um pilar que continuará sendo valorizado na empresa. “Nunca foi tão necessário produzir uma economia circular e sustentável. Temos orgulho de capacitar, conscientizar e empoderar nossos funcionários em práticas que contribuem para a preservação socioambiental do planeta. Se uma grande empresa não se preocupa com questões como aquecimento global, emissão de carbono e poluição, ela não estará pronta para o futuro”, ressalta Annette. 

A Mallory está entre as 53 empresas nacionais e multinacionais que colaboram de forma ativa com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE). A organização sem fins lucrativos continuamente cria e promove ações de upcycling e logística reversa para o descarte correto dos produtos eletrônicos e consumo sustentável no Brasil. No site da ABREE (abree.org.br) são disponibilizados  os pontos de coletas para o descarte correto dos produtos. 

 

 

Assessoria de Imprensa Mallory — Capuchino Press
Redação (85) 3267.142
Elias Bruno (85) 99199.5527
Erika Chagas (85) 99950-0362
Renata Benevides
Karla Rodrigues
www.capuchino.com.br

Publicidade