Publicidade

Volvo anuncia que vai investir 10 bilhões de coroas suecas

Grande novidade é a introdução da técnica de mega casting


Victor Bianchin, AB

A Volvo anunciou hoje que vai investir 10 bilhões de coroas suecas (R$ 5,7 bilhões) na sua fábrica de Torslanda, na Suécia, ao longo dos próximos anos. O objetivo é melhorá-la e capacitá-la para produzir as próximas gerações de carros elétricos da companhia.

Os investimentos serão voltados à introdução de mega casting em alumínio na linha de produção, uma nova linha de montagem de baterias e a completa reformulação dos setores de pintura e montagem. “Mega casting” é um termo novo usado para descrever uma técnica em que várias partes avulsas da carroceria são substituídas por uma única grande peça moldada em alumínio. 

Segundo a montadora, a introdução do “mega casting” é a iniciativa mais significativa do pacote, uma vez que traz benefícios de performance e de sustentabilidade. Isso porque moldar parte do carro em alumínio reduz seu peso, o que melhora a eficiência energética do veículo e aumenta sua autonomia. A técnica ainda rende um uso melhor da área disponível, permitindo mais espaço na cabine e no porta-malas.

Outra vantagem é o custo de produção, uma vez que a moldagem de uma peça única diminui a complexidade da manufatura e permite economia em materiais e em logística. A Volvo postou um vídeo em que detalha o processo de “mega casting”:

A parte de montagem será reformulada para facilitar o encaixe das partes superior e inferior dos modelos, enquanto a linha de montagem de baterias servirá para integrar os pacotes de baterias aos pisos dos veículos. Ainda haverá investimentos em outras partes da planta, como na área de logística e nos espaços dedicados aos funcionários, como escritórios e áreas de lazer.

“Com esses investimentos, nós damos um passo importante rumo a um futuro totalmente elétrico e nos preparamos para fazer Volvos elétricos ainda melhores”, afirmou o CEO Håkan Samuelsson em comunicado. A companhia, que planeja ser totalmente elétrica até 2030, deu passos importantes em 2021, como o lançamento de seu primeiro modelo 100% elétrico, o XC40 Recharge.

Recentemente, a empresa também anunciou que vai investir R$ 1,5 bilhão no Brasil até 2025.

Publicidade