Publicidade

A importância social e estratégica do compliance nas empresas

Ética e integridade no setor privado ganham cada vez mais notoriedade, e empresas precisam de estrutura sólida para garantir reconhecimento no mercado e de


ESG é pauta extremamente relevante mundialmente, seja no âmbito empresarial – público ou privado –, seja na sociedade como um todo. Porém, quando se fala em organizações empresariais que tenham práticas ESG, boa parte das companhias atrelam essa ideia às metas sociais e sustentáveis, e acabam por esquecer do significado do “G”: governança.

Em contrapartida, a sociedade vem se tornando cada vez mais observadora sobre a postura das empresas, e a mudança de postura dos consumidores se torna um dos principais incentivos para companhias que ainda não adotaram medidas para prevenção de riscos e controle para o desenvolvimento empresarial ético e transparente.

No Brasil, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social desenvolveram uma forma de reconhecer as empresas que desempenham em nível máximo as boas práticas de governança corporativa: o Selo de Integridade Empresa Pró-Ética.

Em 2021, o Grupo Solví tornou-se referência em ética, transparência e integridade uma vez que obteve o selo Pró-Ética em 7 empresas do Grupo, representando o maior número de empresas do mesmo grupo econômico que obtiveram o reconhecimento nesta edição.

O Grupo Solví é líder no segmento de gestão ambiental, que tem ESG na prática e que busca soluções para a vida, e atua em relações comerciais tanto para o setor público quanto para o privado. A obtenção do Selo de Integridade Empresa Pró-Ética eleva o nível de compliance de todo o mercado, e só foi possível porque, para a prevenção e mitigação de exposições a riscos regulatórios, o Grupo conta com setor de compliance, que promove medidas para disciplinar as atividades corporativas.

Sabendo da importância estratégica e social que as boas práticas corporativas representam, o Grupo, como um todo, implementou uma cultura organizacional ética. Dentre as diversas medidas estabelecidas, estão: o engajamento da alta liderança, políticas e procedimentos alinhados à cultura e ao dia a dia da empresa, investimento em treinamentos dos colaboradores e em comunicação interna, auditoria e monitoramento dos processos de compliance.

“O Grupo Solví entende que compliance transcende a ideia de apenas ‘estar em conformidade’ em relação às leis e regulamentações. O conceito abrange aspectos de governança, conduta, transparência e temas como ética e integridade. Além da atuação preventiva e detectiva, o compliance é cada vez mais uma atividade consultiva, que age de forma predominantemente preventiva, e dá suporte aos objetivos estratégicos e gerenciamento de riscos”, afirma Patrícia Bicudo, diretora Jurídico/Compliance do Grupo.

Selo de Integridade Empresa Pró-Ética

A premiação é concedida após criteriosa avaliação pela Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do programa de integridade das empresas que se inscrevem voluntariamente para obtenção do Selo. As participantes precisam comprovar as boas práticas exercidas e atender aos seguintes requisitos: comprovação da implantação e efetividade das medidas de integridade, maturidade e desenvolvimento do programa de compliance, registro e organização das evidências, implantação de indicadores de gestão, dentre outros. Todos os dados são analisados por um comitê, instância colegiada responsável pela avaliação.

O Grupo Solví conquistou o reconhecimento para seis empresas do Grupo, além da holding Solví Participações: Alfenas Ambiental Tratamento de Resíduos, Battre - Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos, Ecovia Valorização de Resíduos, Resíduo Zero Ambiental, Termoverde Salvador e Viasolo Engenharia Ambiental.

“Para o Grupo Solví, é uma honra o reconhecimento como empresa Pró-ética. Demonstra que estamos no caminho certo, engajados em todos os níveis hierárquicos em torno de um único propósito: garantir que todo o dia é dia de integridade”, celebra Patrícia Bicudo.

 

 

Imprensa | Grupo Solví <imprensa.solvi@agenciarace.com.br>

Publicidade