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Scania expande oferta de caminhões a gás para 2022

Companhia emplacou primeiras cinco unidades de caminhão movido a GNL para a Morada Logística


Bruno de Oliveira, AB

A Scania apresentou na sexta-feira, 18, o balanço da sua operação comercial realizada no ano passado. Os dados mostram que a montadora vendeu mais veículos do que em 2020, sobretudo os seus modelos pesados, aplicados nas demandas do agronegócio.

Foram licenciados 15,7 mil unidades de caminhões em 2021, resultado 77% superior ao volume registrado em 2020. Os modelos mais emplacados foram o R450 na configuração 6x2, e o R540, na configuração 6x4. Até dezembro, o market share foi de 23,6%.

Caminhões a gás ganham tração

A montadora também apresentou os resultados das vendas de modelos movidos a gás, uma das principais apostas da empresa no mercado brasileiro nos últimos anos. Foram mais de 600 unidades vendidas no ano passado.

Outra aposta da companhia, o segmento fora de estrada também foi demandante dos modelos Scania, quando foram vendidas 1 mil unidades para clientes que atuam nas áreas de mineração, madereiro e canavieiro.

No campo dos serviços, onde a companhia tem intensificado participação com ofertas ligadas à conectividade, o balanço mostra que 54 mil veículos Scania estiveram conectados às redes dos frotistas em 2021, um volume 30% superior àquele visto em 2020.

"Para 2022 os desafios são a pandemia, as eleições, a inflação, e a cadeia de suprimentos. Por outro lado, há oportunidades. O país tem uma dinâmica própria, a economia flutua. A agricultura, por exemplo, está bem e isso é uma oportunidade para nós", disse Fabio Souza, vice-presidente comercial, em sua primeira aparição ao mercado após suceder Roberto Barral no cargo.

Mercado de ônibus em queda

Com relação ao mercado de ônibus rodoviários, a empresa fechou 2021 com queda nas vendas de chassis. Foram emplacadas no ano passado 244 unidades, queda de 38% antes as vendas realizadas em 2020.

A montadora justificou esse resultado com a queda na circulação de pessoas ocasionada pela pandemia de Covid-19, que afetou o segmento de ônibus como um todo.

“Sabemos da situação econômica das empresas do setor de ônibus mais delicada pelos impactos da pandemia. Nossas soluções de produtos e serviços têm se destacado pelo baixo custo operacional. Apresentaremos, em breve, a linha de chassis Euro 6”, contou Silvio Munhoz, diretor de vendas.

Primeira venda de modelo GNL

A montadora também anunciou na sexta-feira, em transmissão on-line, que vendeu as primeiras unidades de caminhão movido a gás natural liquefeito, o GNL. Foram cinco caminhões adquiridos pela Morada Logística, com matriz em Araraquara (SP).

A operadora logística é uma das principais parceiras da Scania no campo da aplicação dos modelos a gás da montadora. A parceria começou em 2019 e, desde então, caminhões da fabricante já rodaram 400 mil quilômetros na operação da Morada.

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