Publicidade

Copel monta os aerogeradores do Complexo Eólico Jandaíra

A primeira nacele chegou ao canteiro de obras e será instalada com o rotor, gerador, pás e todos os outros equipamentos ao longo dos próximos dias


A Copel iniciou esta semana a montagem dos aerogeradores do Complexo Eólico Jandaíra, no Rio Grande do Norte. A primeira nacele chegou ao canteiro de obras e será instalada com o rotor, gerador, pás e todos os outros equipamentos ao longo dos próximos dias. A nacele é a parte mais pesada do aerogerador e, acoplada ao topo da torre, funciona como uma cabine para os demais componentes.

Todas as torres dos 26 aerogeradores do Complexo já estão montadas, prontas para receber os equipamentos de geração. Esses aerogeradores compõem quatro parques eólicos nos municípios de Jandaíra e Pedra Preta, somando potência total de 90,1 megawatts — o suficiente para atender ao consumo de cerca de 250 mil pessoas.

Junto aos parques, estão sendo instaladas uma subestação e uma linha de transmissão de 16 km que vai operar em 230 kV e escoar a energia elétrica a ser gerada no Complexo para o Sistema Interligado Nacional (SIN). A linha de transmissão está concluída e a nova subestação Jandaíra está em fase de comissionamento, com previsão de conclusão em março. A operação dos parques eólicos deve ter início em julho deste ano.

O Complexo Eólico Jandaíra está orçado em R$ 411 milhões. A futura produção de energia elétrica foi vendida pela Copel pelo preço de R$ 98,00 o MWh no leilão de energia nova A-6, promovido no dia 18 de outubro de 2019, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os contratos terão 20 anos de duração e o início do fornecimento está previsto para 2025.

Publicidade