Publicidade

Moss é a responsável por realizar a compensação das emissões de carbono do Ethereum Rio

No total, oito toneladas de emissões serão compensadas para neutralizar a pegada do encontro


Moss, climatech pioneira e líder global em soluções ambientais em blockchain, é a responsável por realizar a compensação das emissões de carbono do Ethereum Rio, um dos principais encontros da América Latina sobre blockchain. No total, serão compensados oito tokens MCO2 da Moss para a realização do evento, que acontece entre 11 e 20 de março e conta com a presença dos maiores nomes do mercado de tecnologia. Esse volume é equivalente a 58.061 Km percorridos por um carro movido a gasolina. Com isso, o Ethereum Rio ganha também o selo Carbon Neutral, certificando que todas as emissões foram zeradas.

A compensação das oito toneladas de emissões de CO2 do fórum acontece após um cálculo, feito pela equipe especializada da Moss com base em parâmetros nacionais e/ou internacionais. No caso do Ethereum Rio , as atividades compensadas estão no Escopo III do Protocolo GHG - referentes a viagens, deslocamentos, descartes de resíduos, transporte e distribuição. A partir desses fatores de emissão, são determinadas quantas toneladas de CO2 são emitidas. Com essa informação, são comprados MCO2 (créditos de carbono - verified carbon units - lastreados em blockchain) e estes são compensados em blockchain. Lembrando que um crédito de carbono é igual a uma tonelada de carbono capturado ou não emitido em projetos certificados de preservação da Amazônia. 

“Essa parceria para compensação reforça que a tecnologia blockchain veio não só para trazer mais segurança e transparência aos negócios mas também para gerar novas oportunidades de mercado. O MCO2 da Moss é um grande exemplo disso. Além de ser o primeiro ativo digital verde do mundo lastreado em blockchain, com o token criamos um novo modelo de mercado de crédito de carbono”, destaca Luis Felipe Adaime, fundador e CEO da Moss.

“Para nós do Ethereum Rio é muito importante refletir sobre os impactos do evento e de nossa indústria como um todo. A compensação das emissões do evento foi um consenso entre todos os organizadores. O Ethereum Rio também terá iniciativas de impacto social, como open day com conteúdo educacional em português, ingressos para ONGs e comunidades carentes na conferência, bootcamp e hackathon. Esperamos que essas iniciativas inspirem outros eventos a seguirem o mesmo caminho, neutralizando a pegada de carbono e colaborando para melhorar a vida das comunidades locais. Essas iniciativas são apenas o começo, gostaríamos de fazer mais ações socioambientais nos próximos anos”, conta Luiz Hadad, curador ESG e voluntário do Ethereum Rio.

O utility token da Moss, emitido na blockchain Ethereum, democratizou o acesso ao mercado de crédito de carbono, permitindo que mais de 300 empresas de todos os portes e dos mais variados segmentos realizassem a compensação de suas atividades. O ativo da Moss, primeiro do mundo com essa tecnologia, está listado nas exchanges mais importantes, como Coinbase e Gemini, além de Mercado Bitcoin, NovaDAX e Uniswap.“Já transacionamos mais de R$100 milhões para projetos parceiros da Moss na Amazônia, fortalecendo a geração de créditos de carbono e mantendo em pé mais de 735 milhões de árvores deste importante bioma”, explica o fundador da Moss.

A OnePercent, parceira da Moss, também marca presença no evento. A empresa brasileira é líder em soluções em blockchain na América Latina e é a responsável por desenvolver o MCO2 Token da Moss, levando essa inovação para o mercado. “Esse token da Moss reforça o potencial da tecnologia para a criação de novos negócios e novos mercados. Queremos ser parte desse movimento na democratização da blockchain e, assim, apoiar mais empresas a operar na lógica da Web3 de forma descentralizada, segura e transparente”, afirma Fausto Vanin, partner da OnePercent. 

Sobre a Moss

A Moss é uma climatech, empresa de tecnologia para serviços ambientais através de conhecimento e tecnologia em blockchain. Em 2020, criou o MCO2, o primeiro token lastreado em crédito de carbono usado para compensação de gases de efeito estufa. Desde março de 2020, a Moss já transacionou mais de 100 milhões de reais que ajudaram a conservar, aproximadamente, 735 milhões de árvores na Amazônia em projetos certificados e auditados internacionalmente. O MCO2 Token está listado em plataformas como Mercado Bitcoin e NovaDAX, e globalmente na Coinbase, Gemini e Uniswap. 

Sobre a OnePercent 

A OnePercent é líder na América Latina em soluções blockchain. Um One Stop Shop de serviços de blockchain (tokenization, NFT e tracking) liderado por especialistas com mais de 20 anos de experiência em negócios e desenvolvimento de software. Fornecemos todos os serviços a nossos clientes que precisam ter sucesso a partir da blockchain. Alguns de nossos clientes incluem a Moss Earth, a maior empresa global de crédito de carbono tokenizado, a NetSPaces, a principal imobiliária tokenizada do Brasil, e alguns projetos NFT com grandes marcas e artistas, entre outros. Nossa missão é acelerar a adoção da blockchain e conectar pessoas e empresas para criar uma nova economia global mais democrática.

Sobre o Ethereum RIO

Uma convergência de criadores, construtores e pensadores. Ethereum.Rio é a primeira conferência a unir a comunidade Ethereum no Brasil, organizada por um coletivo independente de voluntários. O objetivo da conferência é ser uma plataforma onde os membros da comunidade possam colaborar com assuntos relacionados a blockchain e inovação. Nosso objetivo é promover um hub regional - um ambiente para conectar a comunidade blockchain na América Latina.


 

Daniela Mesquita
daniela.mesquita@novapr.com.br
(11) 91043-6780


 

Publicidade