Publicidade

Detalhes sobre o robotáxi da Tesla

CEO projeta início da produção do carro para 2024


Victor Bianchin, AB

Na última quarta-feira, 20, em uma conferência para revelar os resultados financeiros do primeiro trimestre, Elon Musk revelou mais detalhes sobre o robotáxi da Tesla, projeto que ele anunciou no começo do mês durante um evento. Além de confirmar que o veículo não terá volante e nem pedais de direção (algo que já era especulado pelo mercado), ele também definiu 2023 como o ano em que o design será revelado.

“Também estamos trabalhando em um veículo sobre o qual falei na abertura da Gigafactory Texas, que será um robotáxi dedicado”, disse o CEO.

“Ele será altamente otimizado para autonomia, o que significa que não terá volante e nem pedais. Há várias inovações nele que eu acredito que são muito empolgantes, mas ele é fundamentalmente otimizado para atingir o mínimo custo por milha possível levando tudo em conta”, afirmou. 

Ainda segundo Musk, o robotáxi deve ter um custo operacional menor do que uma tarifa de ônibus e que o projeto será um dos principais pilares do crescimento da Tesla no futuro. Isso talvez indique uma mudança de mentalidade na empresa, já que, até agora, seu foco sempre esteve em construir carros elétricos e baterias, não serviços de mobilidade em carros autônomos. O robotáxi deve entrar em produção em 2024.

O projeto da Tesla é apenas um entre vários que devem chegar ao mercado nos próximos anos. A Mobileye, braço da Intel para mobilidade, deve iniciar a operação comercial de seus modelos na Alemanha já em 2022. A Volks já tem seu OnePod e a Waymo (do Google) já testa seus carros em São Francisco, enquanto a Apollo Go já colocou seus robotáxis para rodar na China.

Publicidade