Mercedes-Benz aproveita a Agrishow para antecipar detalhes da nova tecnologia de condução autônoma
Automotive Business -
Protótipo do Axor 3131 realiza colheita de cana-de-açúcar sem intervenção humana
A Mercedes-Benz aproveitou a Agrishow para antecipar detalhes da nova tecnologia de condução autônoma para caminhões de colheita.
Um protótipo baseado no Axor 3131 foi exibido em um breve vídeo que mostrava o funcionamento do caminhão na colheita de cana-de-açúcar sem trazer ninguém ao volante.
A tecnologia foi desenvolvida inteiramente no Brasil pela fabricante alemã em parceria com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo. O sistema é uma evolução do caminhão autônomo da marca que entrou em operação em 2018.
Por meio de coordenadas fornecidas por GPS, o veículo realiza toda a condução e até se dirige à área de transbordo sem a intervenção humana. A ideia, segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, é que o caminhão opere em um ambiente totalmente confinado, sem a presença de pessoas ou máquinas ao redor.
Com essas características, o novo modelo sobe um degrau em automatização em relação àquele que entrou em operação em 2018. A versão anterior do caminhão dependia de um motorista de segurança capaz de fazer também algumas intervenções durante a operação.
"A condução autônoma se tornará cada vez mais importante no setor e estamos trabalhando em diversos tópicos ligados ao assunto. Temos orgulho de poder aprender e contribuir para que esses produtos evoluam rapidamente em um futuro breve", disse Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
Caminhões para o agro
Além disso, a Mercedes-Benz trouxe sua linha completa de caminhões para uso no agronegócio em seu estande na Agrishow. A empresa exibe as versões especiais de alguns de seus campeões de venda, que recebem uma série de acessórios e modificações para encarar as estradas e pisos acidentados.
Estão presentes modelos como Atego 1726 4x4, Axor 3344 6x4 e o Atego 1719 com pacote Robustez. Este último, aliás, é resultado de uma demanda vinda dos clientes.
"Temos orgulho em dizer que nossos produtos são bem aceitos pelo agro e acompanham a evolução do mercado", afirmou Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus.
O Actros "Caminhão A Voz Delas", versão especial que terá nome e itens escolhidos por meio de votações nas redes sociais.
"Fiquei impressionado por muitas razões. Quando criança eu passei muito tempo na fazenda e gostava de ver as máquinas, e a Agrishow oferece inúmeras oportunidades no agronegócio", afirmou Puchert, sobre a sua primeira visita ao evento brasileiro.
"A economia brasileira se apoia imensamente na agricultura e, mesmo em outros países, como na Alemanha, vários produtos são brasileiros. Isso é um motivo de orgulho para o país".