Apresentação da nova diretoria da Anfavea a associação que representa das montadoras instaladas no país
Automotive Business -
Em reunião marcada para apresentar nova diretoria da Anfavea, CEOs das fabricantes discutirão com o governo as demandas do setor
A apresentação da nova diretoria da Anfavea, a associação que representa das montadoras instaladas no país, que ocorreu nesta segunda-feira, 2, será estendida pela primeira vez na história da entidade em evento organizado pela indústria em Brasília (DF) na terça-feira, 3. Na ocasião, além da apresentação de Márcio de Lima Leite, novo presidente da entidade, 16 CEOs das fabricantes de veículos que integram a organização levarão ao ministro da economia, Paulo Guedes, as pretensões do setor automotivo para os próximos anos em termos fiscais e estruturais.
De acordo com Leite, a reunião é uma espécie de reforço das mensagens que as fabricantes já vinham emitindo ao governo federal a respeito do que é preciso ser feito em conjunto para que os veículos nacionais tenham, por exemplo, mais competitividade no mercado externo. "A Anfavea dialoga há muito tempo com o poder público sobre a nossa pauta, desta vez queremos reforçar os nossos pedidos porque o momento é de urgência", disse Leite.
Ainda que a Anfavea tenha mantido o contato constante com Brasília sobre as demandas das montadoras - e também da cadeia de fornecedores -, não é raro interlocutores da indústria alegarem que as pautas do setor automotivo tenham perdido posição de destaque em Brasília durante o governo em exercício. O consenso é de que a absorção do antigo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) pelo atual Ministério da Economia tenha distanciado fabricantes e representantes do governo.
De qualquer forma, a ideia da Anfavea é seguir aumentando a sua presença nos corredores do Palácio do Planalto e, principalmente, do poder legislativo. Na reunião da terça-feira, o executivo fará uma breve apresentação sobre a pauta setorial, que inclui industrialização, aumento da competitividade, fortalecimento da base de fornecedores, novas tecnologias e aquecimento do consumo.
Após a apresentação, haverá uma conversa dos CEOs com Paulo Guedes e, na sequência, solenidade que terá a participação de 500 convidados.