Dow firma parceria com a Ambipar

Como parte da estratégia para alcançar a neutralidade em carbono até 2050, a Dow é a primeira parceira do projeto Corredor Sustentável


A Dow firmou parceria com a Ambipar – multinacional brasileira líder em gestão ambiental e fornecedora de serviços logísticos por meio da Ambipar Logistics – para ser a primeira empresa a integrar o projeto Corredor Sustentável, iniciativa que prevê a mudança da matriz energética de sua frota de caminhões para fontes mais limpas com a inclusão, em larga escala, de veículos movidos a gás natural comprimido (GNC). A iniciativa entregou inicialmente cinco caminhões em agosto e prevê o envio de outros cinco entre setembro e outubro. A nova frota contará com duas mulheres que farão parte do time de condutores dos veículos.

Zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 também está entre os principais objetivos da meta de sustentabilidade da Dow e as operações logísticas são uma área estratégica para enfrentar o desafio de reduzir as emissões de escopo 3 da companhia. No primeiro ano de circulação dos novos caminhões, a Ambipar estima uma redução de 20% nas emissões de dióxido de carbono como parte do projeto Corredor Sustentável.

Nesse sentido, participar do projeto Corredor Sustentável reforça o compromisso da Dow em incorporar o desempenho do ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) como métrica na seleção de fornecedores. “A colaboração é o único caminho para abordar questões complexas e a parceria com a Ambipar irá impactar diretamente nossas emissões de escopo 3, geradas pelos nossos clientes e ligadas às operações da empresa”, destaca Lorena Bruni, diretora de Compras para América Latina da Dow.

Ronaldo Gewehr, diretor sênior de Logística para a América Latina da Dow, explica que os novos caminhões serão utilizados nas rotas logísticas entre a unidade da Dow no Guarujá e a fábrica da Whirlpool, em Santa Catarina. Mas a expectativa é, em breve, expandir o uso de veículos movidos a GNC para o transporte de insumos entre a Dow e outros clientes.

Para a Whirlpool, a parceria fortalece a meta de redução de emissões de CO2 em todas as operações no mundo até 2030, além de reforçar o compromisso com os princípios ESG que permeiam a cadeia de valor da companhia em um legado de mais de 60 anos.

Logística verde

Com aporte de R$ 30 milhões, o projeto Corredor Sustentável contempla inicialmente a integração de dez caminhões com tecnologia para uso de gás natural comprimido (GNC), modelo Scania R 410 6X2, que farão o transporte de produtos químicos para a Dow.

“Queremos fortalecer e ampliar cada vez mais nossa agenda ESG e o Corredor Sustentável chega para fazer a diferença. Temos uma meta robusta, que é ter 100% da nossa frota de veículos com matriz energética mais limpa até 2030. Com a ajuda de nossos parceiros, vamos agir de forma consciente e eficiente, além de impulsionar uma grande transformação no setor logístico e gerar impacto positivo para o meio ambiente”, afirma Hélio José Branco Matias, vice-presidente da Ambipar Logistics.

Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania Brasil, ressalta que a Scania assumiu o compromisso de liderar a transformação para um sistema de transporte mais sustentável em 2016 e tem buscado parceiros que estejam nesta mesma jornada. “É notória a preocupação da Ambipar com a sustentabilidade e a visão de futuro, baseada em viabilidade de dados concretos, escolhendo nossa solução que trará muitos benefícios para sua operação e dos seus clientes. A solução a gás da Scania é uma realidade viável no Brasil. Continuamos com metas ousadas e já vendemos mais de 600 unidades. O interesse cresce a cada dia”, diz.

Para além deste projeto, a Dow vem trabalhando em outras iniciativas para tornar sua logística cada vez mais eficientes e sustentáveis. As principais iniciativas giram em torno do aumento da carga útil, da utilização de modais mais sustentáveis e, em especial, da colaboração com fornecedores e parceiros para promover boas práticas em transporte e armazenagem. Juntas, essas ações contribuem para que a empresa avance em direção à neutralidade em emissões de carbono, uma meta para o ano de 2050. 

Agência Oribá

Bárbara Luz – barbara.luz@agenciaoriba.com.br

Márcia Brandão – marcia.brandao@agenciaoriba.com.br

Sarah Lopes – sarah.lopes@agenciaoriba.com.br

Publicidade