Seminário: Hidrogênio verde como fonte energética ao transporte sustentável e solução à descarbonização da economia

Tema será tratado em seminário no dia 30 de março, das 13h às 19h, no auditório do Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo. A atividade é gratuita mediante


O seminário “Hidrogênio verde como fonte energética ao transporte sustentável e solução à descarbonização da economia” abordará tema fundamental no contexto da urgência de enfrentamento da crise climática. A atividade acontece em 30 de março, das 13h às 19h, no auditório do Sindicato dos Engenheiros (Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP). A participação é aberta ao público e gratuita, mediante inscrições pelo link seesp.org.br/hidrogênio.  

A discussão técnica fundamenta-se nas oportunidades apresentadas pela Lei 16.802/2018, que dispõe sobre a transição para fontes de energia menos poluentes pela frota de transporte coletivo urbano do Município de São Paulo.

Líder no ranking das cidades que mais emitem gases de efeito estufa no setor de energia, o que inclui o uso de combustíveis fósseis no transporte em geral, a capital paulista tem duas metas importantes impostas pela legislação aprovada há quatro anos. Até 2028, deve reduzir em 50% as emissões totais de dióxido de carbono (CO2) de origem fóssil, 90% de material particulado (MP) e 80% de óxidos de nitrogênio (Nox). Até 2038, deve zerar as emissões totais de CO2, reduzindo em 95% as de MP e NOx.

Cumprir essas determinações é fundamental para a saúde dos paulistanos e para contribuir com o planeta, mas fazê-lo exigirá compromisso real do poder público, conscientização da sociedade, investimentos e inovação tecnológica. Nesse desafio, o hidrogênio verde apresenta-se como opção de energia de tração sustentável e renovável. Ainda, trata-se de excelente chance à engenharia nacional de desenvolver a tecnologia voltada ao H2V, aproveitando as vantagens estratégicas do Brasil com mais de 80% de sua matriz energética renovável.

Realização, participação e programação

A atividade é uma realização do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) por meio do seu Conselho Assessor de Mobilidade Urbana, e da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por intermédio do projeto H2Brasil, implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

A abertura do evento contará com Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, secretário de Planejamento e Transição Energética (SPE) do Ministério de Minas e Energia (MME), Martina Hackelberg, cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, e Murilo Pinheiro, presidente do SEESP e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), entre outras autoridades.

Dividido em dois painéis “Setor veicular e mudanças climáticas” e “Hidrogênio verde: potencial brasileiro e estratégia de alavancagem do mercado”, a programação do seminário inclui palestras de pesquisadores e profissionais do setor de transportes, representantes do mundo acadêmico, da indústria automotiva e da área de sustentabilidade. 

Agenda

Seminário “Hidrogênio verde como fonte energética ao transporte sustentável e solução à descarbonização da economia”

30 de março, das 13h às 19h

Auditório do SEESP (Rua Genebra, 25, Bela Vista, São Paulo–SP)

Inscrições pelo link: www.seesp.org.br/hidrogenio  

Clique para conferir a programação completa

Evento gratuito | Vagas limitadas

Contatos da assessoria

(11) 99593-0004; rita.casaro@seesp.org.br

Publicidade