Voith Paper Brasil inicia as atividades de uma área exclusiva para testes do OnQuality Scanner 5001

Voith Fapolpa é a primeira empresa a acompanhar a performance do OnQuality Scanner 5001, similar ao adquirido para sua operação


No dia 10 de outubro, Voith Paper Brasil iniciou as atividades de uma área exclusiva para testes do OnQuality Scanner 5001, com o equipamento 100% instalado na planta da Voith em São Paulo (SP). Agora os clientes podem comprovar in loco a confiabilidade e os benefícios das tecnologias de ponta OnQuality 4.0 que integram o sistema de controle de qualidade (QCS) da Voith. Representantes da Fapolpa tiveram a oportunidade de acompanhar a performance do equipamento, que é similar ao adquirido pela empresa para a sua unidade de Honório Serpa (PR), e com implementação prevista para os próximos meses.

Essa iniciativa pioneira do Voith Paper Brasil disponibiliza a infraestrutura adequada para que os fabricantes possam atestar, previamente à instalação em sua operação, a contribuição do OnQuality Scanner 5001 para uma leitura precisa e inteligente da qualidade do papel, com base em parâmetros ideais de fabricação.

“Seja na decisão de investimento ou na etapa que antecede a entrega do equipamento, o objetivo é antecipar a visão dos ganhos de qualidade do produto, proporcionados pelos sensores integrados ao scanner, com medição e correção automáticas de perfis de umidade e gramatura, entre outros indicadores”, destaca Thais Laporta, engenheira de aplicações de QCS, Scanners e Sensores da Voith Paper América do Sul.

A aquisição do OnQuality Scanner 5001 é parte dos investimentos da Fapolpa destinados à otimização contínua da qualidade do papelão produzido (OCC). Complementam a entrega da Voith ao cliente o fornecimento de atuadores OnQ ModuleStep, para controle da qualidade da gramatura na Caixa de Entrada, e da plataforma integrada de automação ComCore para monitoramento em tempo real das medições e controle dos dados de produção.

Comprovar a performance do OnQuality Scanner em condições normais de funcionamento – como em um teste de aceitação de fábrica – agrega à experiência do cliente a oportunidade de mitigar riscos em campo e assegurar uma rápida fase de instalação e comissionamento do sistema.

“Essa interação prévia com o scanner, antes da sua chegada à operação do cliente, permite antever etapas, otimizar custos relevantes e horas valiosas, sobretudo quando sabemos que esse processo ocorrerá em meio à pressão do tempo e durante a parada geral da máquina”, acrescenta Douglas Freitas, gerente de Projetos da Voith Paper.

Resultados fidelizam confiança do cliente nas soluções Voith

A escolha da Fapolpa pelas tecnologias OnQuality teve como respaldo os resultados positivos comprovados pelo cliente logo após a aquisição do cleaner HiClean HCL5-I (EcoMizer) – a primeira por uma empresa na América Latina – e a instalação posterior da bateria de tratamento de rejeitos leves LT3, para remoção de agentes hidrofóbicos e isopor do sistema. A alta performance da solução da Voith para limpeza de máquinas de papel contribuiu para a diminuição da contaminação, principalmente da areia presente na matéria-prima, e para uma menor perda de fibras e melhoria na conversão.

“A Fapolpa tem buscado ampliar sua competitividade no mercado de embalagens ao diferenciar seu produto por esse referencial da qualidade, e a parceria com a Voith tem evoluído nesse sentido. É um relacionamento que se fortalece por meio novos de projetos com foco no aumento de produção, igualmente alinhado ao nosso posicionamento de contribuir para alavancar a geração de valor para os negócios dos nossos clientes”, comenta Bruno Mendes, engenheiro de Vendas Regional da Voith Paper.

Demonstração da qualidade otimizada do produto final

A exemplo da experiência proporcionada à Fapolpa, a área para testes com o OnQuality Scanner 5001 na planta da Voith em São Paulo (SP) tem o propósito de ampliar o conhecimento do setor papeleiro para a flexibilidade de aplicação e a alta confiabilidade das soluções OnQuality 4.0 - tanto em máquinas novas quanto em já existentes de qualquer fabricante. Atualmente, o sistema de controle de qualidade da Voith é usado em mais de 750 fábricas em todo o mundo, para todos os tipos de papel.

Adicionalmente, ganha destaque com essa iniciativa da Voith Paper Brasil a plataforma de automação ComCore. Seus aplicativos intuitivos oferecem uma variedade de funções de análise, geração de relatórios e visualização que permitem de maneira simples a obtenção de resultados que auxiliam na tomada de decisões e na melhoria da eficiência da planta.

“Nas demonstrações in loco com o scanner, a expectativa da Voith Paper Brasil é evidenciar os atributos do OnQuality 4.0 como um sistema que permite aos fabricantes controlarem continuamente os parâmetros de eficiência de seus processos de produção e da qualidade do papel fabricado”, finaliza Thais Laporta.

Para saber mais sobre o projeto, veja o vídeo.

LVBA Comunicação – Voith

Elisandra Escuderoelisandra.escudero@lvba.com.br

Rogerio Santanarogerio.santana@lvba.com.br

Marcus Bernardomarcus.vinicius@lvba.com.br

 

Publicidade