Motores de veículos e partículas suspensas exigem filtros de ar sempre up-to-date
Por Cristiane Rubim Edição Nº 124 - Setembro/Outubro 2023 - Ano 22 -
Assim como os filtros encontram especificidades para atuar com os diferentes fluidos, os filtros de ar enfrentam desafios para reter poeira
Assim como os filtros encontram especificidades para atuar com os diferentes fluidos, os filtros de ar enfrentam desafios para reter poeira com toda a poluição que apaira no ar atualmente. Hoje, os motores turboalimentados dos veículos, que reduzem a emissão de poluentes, e ambientes com maior quantidade de partículas em suspensão exigem cada vez mais dos filtros. Um dos requisitos é uma maior vazão de ar.
Quanto maior a vazão de ar, maior área de filtração é exigida para manter uma relação apropriada de vida do filtro. “A relação adequada entre a vazão de ar e a área de filtração do filtro define a velocidade de face. Quanto maior essa velocidade de face, mais difícil para o filtro reter partículas, impactando na eficiência e na capacidade de retenção” – explica Rafael Delaqua Rodrigues, gerente da engenharia de produto da UFI Filters.
Relação adequada no filtro de ar entre:
vazão de ar X velocidade de face
área de filtração
quanto maior a velocidade de face X mais difícil para o filtro reter partículas
impacta na eficiência e na capacidade de retenção
Fonte: UFI Filters.
Turboalimentado
Para evitar aumentar ainda mais a poluição, as montadoras vendem carros com motores potentes que reduzem o escape de gases poluentes, como o turboalimentado. O motor turbo de um veículo equipado com esta tecnologia se utiliza da energia oriunda da eliminação e expulsão dos gases de escape para potencializar a eficiência do motor, melhorar o desempenho e ser mais econômico.
A mistura entre ar e gasolina aumenta as rotações do motor e a eficiência. Os gases produzidos na queima da mistura entre ar e combustível alimentam o turbo. O motor turbo trabalha em elevada temperatura devido à alta pressão. No máximo do fluxo de gases, a válvula abre e parte dos gases sai pelo escape.
Diferença na relação tamanho-potência do motor turboalimentado de veículos:
motor de 2 L produz 110 cv de potência
motor turboalimentado de 1.6 L produz
também 110 cv de potência
Testes
Existem vários tipos de testes para homologar um filtro. Os fabricantes realizam testes nos filtros para encontrar problemas, falhas, medir a eficiência etc. Para obter filtros eficazes, sem vazamentos nem partículas danosas, as empresas são obrigadas a fazer o teste de estanqueidade para garantir o bom funcionamento do filtro e evitar problemas nos equipamentos ou paradas na produção.
Neste tipo de teste, são analisadas a pressão referencial e a pressão do filtro. Alterações da quantidade de ar no interior do filtro e da pressão, além da queda de pressão, vazão ou vazamento por vácuo, quando se esvazia o ar do filtro para poder calcular quanto entra de ar.
Os filtros UFI são testados em rigorosos padrões de acordo com as normas ISO nos laboratórios da empresa na Itália e na China. A UFI Filters realiza testes nos filtros de ar:
• Testes de Capacidade de Retenção de Poeira (Dust Holding Capacity - DHC);
• Testes de Restrição ao Fluxo;
• Testes de Eficiência de Filtração (testes estáticos e sob vibração e testes de estanqueidade do sistema do filtro do ar).
Milhares de camadas
Para filtração de ar, a UFI Filters desenvolveu o Multitube, que utiliza Deep Filtration Media (DFM), tecnologia de filtração por profundidade em milhares de camadas que retém com eficiência mais de 99,5% de partículas. “Por se tratar de filtros de multicamadas, podem ser customizados para atender à maior eficiência de filtração ou à maior capacidade de retenção (DHC), dependendo da aplicação, desde veículos de passeio até superesportivos” – afirma Rafael Delaqua Rodrigues.
O formato tubular dos filtros Multitube fornece fluxo mais linear e suave, reduz a restrição da passagem de ar em até 50% e aumenta a potência em até 4%. Devido à sua flexibilidade de customização, diminui até 25% no peso da peça. Fabricados com 100% de material sintético e 100% de fibras sintéticas hidrofóbicas, que possuem a propriedade de repelir água, são super-recomendados em aplicações onde o filtro fica muito exposto ou quando o duto de ar sujo é muito curto.
Contato da empresa
UFI Filters: www.ufifilters.com
Referências bibliográficas
ESTADO DE S. PAULO. Como funciona o motor turbo. Disponível em: https://mobilidade.estadao.com.br/entender/como-funciona-o-motor-turbo/. Acesso em: 10 ago 2023.
HYUNDAI. Hyundai explica tudo sobre motores turbo. Disponível em: https://www.hyundai.com.br/hyundaiexplica/tudo-sobre-motores-turbo.html. Acesso em: 10 ago 2023.
KROFTTOOLS. Motor Turbo X Atmosférico. Disponível em: https://blog.kroftools.com/pt/motor-turbo-vs-atmosferico/. Acesso em: 10 ago 2023.
TEX. Teste de estanqueidade em filtros. Disponível em: https://tex.com.br/teste-estanqueidade-filtros/. Acesso em: 7 ago 2023.