Grupo Renault realiza a segunda venda de ações à Nissan
Automotive Business -
Operação está prevista no acordo da Aliança em reduzir a participação da montadora francesa na empresa japonesa
O Grupo Renault realizou a segunda venda de ações à Nissan. Segundo a companhia, na sexta, 28, houve a cessão de mais de 99 milhões de ações da japonesa.
Os papéis negociados representam aproximadamente 2,5% do capital da Nissan. A primeira operação ocorreu no fim do ano passado.
Com o negócio, a Renault conseguiu € 358 milhões, o que melhorou a posição financeira líquida e permite acelerar a redução do endividamento do grupo francês. De acordo com a Renault, a venda das ações da Nissan pode ajudar a companhia a conseguir melhorar o seu grau de investimento junto às agências de risco.
O Grupo Renault informou que esta operação faz parte da estratégia da companhia de vender 280,69 milhões de ações da parceira, o que representa aproximadamente 7% do capital da Nissan.
Pelo novo acordo da Aliança Global entre Renault, Nissan e Mitsubishi, o grupo francês tem a opção de vender o restante dos papéis que não foram recompradas pela japonesa (mais de 181 milhões de ações) em um período de 180 dias para terceiros.
Com a operação concluída, a expectativa, segundo a Renault, é a arrecadação de aproximadamente € 440 milhões, que deverá ter um impacto no resultado líquido do conglomerado.
Ainda conforme o acordo da Aliança, a Nissan mantém participação no Grupo Renault de 15%. Os direitos de voto das duas partes continuam limitados a 15%.