Kepler Weber anuncia a promoção de Bernardo Nogueira para o posto de CEO
Agência FR -
Diretor Comercial substituirá Piero Abbondi, que segue no Conselho da empresa. Novo presidente assume com desafio de liderar implantação de um plano
A Kepler Weber anunciou, nesta quarta-feira (3), a promoção de Bernardo Nogueira para o posto de CEO da companhia, que é líder na América Latina em soluções de pós-colheita para armazenagem de grãos, movimentação de granéis em portos e termometria digital. Nogueira está na empresa desde 2021, período no qual liderou a equipe comercial.
"A Kepler Weber é uma empresa incrível, um patrimônio do agronegócio brasileiro, referência em excelência, credibilidade e proximidade com o cliente", destacou Nogueira.
O plano de sucessão foi iniciado em 2022 e a indicação do nome do novo CEO já havia sido aprovado pelo Conselho de Administração no ano passado.
"Bernardo foi o grande responsável pelo crescimento da carteira de clientes da Kepler Weber, permitindo, mesmo em um ano desafiador, como foi 2023, atingirmos o segundo melhor resultado financeiro da história da empresa", afirma Piero Abbondi, que renunciou ao cargo no começo da tarde desta quarta-feira (3).
Apesar de deixar o posto de CEO, Abbondi segue no Conselho de Administração da Kepler Weber e da Procer, para o qual foi eleito, em abril de 2023, para um mandato de dois anos. No Conselho, Piero Abbondi também vai coordenar os comitês de "Estratégia, Investimentos e Finanças" e de "Pessoas, Compliance e Sustentabilidade".
No lugar de Bernardo Nogueira, na diretoria comercial, assume Jean Felizardo, que já atua como gerente-executivo na área.
Crescimento
A Kepler Weber completa 100 anos em 2025 e chega a este momento com resultados robustos, segundo Bernardo Nogueira, e um time engajado. Focada em rentabilidade, sustentabilidade e crescimento, nos últimos anos a empresa fez diferentes investimentos, desde a implantação da cultura Lean ao avanço digital, incluindo a aquisição da Procer.
"A gente vê uma oportunidade enorme, de aproveitar essa posição de referência da Kepler Weber para agregar outros produtos ao nosso portfólio, incluindo o aluguel de unidades de beneficiamento e armazenagem de grãos. A ideia é realizar dois pilotos em regiões estratégicas, para depois ganhar escala", diz.
Entre 2018 e 2023, a empresa registrou média de 21,3% de CAGR na Receita Líquida. No ano passado, a receita foi de R$ 1,5 bilhão, com margem Ebitda de 22,3%.
"A empresa está em um bom patamar, com segmentos diversificados, o que nos coloca na posição de ter diferentes alavancas em momentos de crise", destaca Abbondi.
Plano 2030
A empresa pretende anunciar no Kepler Day, evento voltado a investidores, o seu primeiro planejamento estratégico, com objetivo de pensar o futuro da Kepler Weber. Em desenvolvimento desde o ano passado, o Plano 2030 nasce a partir de discussões com o Conselho de Administração e envolve todas as áreas da companhia.
"O plano estratégico pode conter eventuais M&As, se houver oportunidades que tenham sinergia com o nosso negócio, mas ele não se faz apenas com aquisições. A estratégia também é feita no dia a dia, com um bom plano de inovação em produtos, atenção ao cliente, que também inclui investimentos", afirma Abbondi.
O plano terá o cliente com foco principal, incluindo o fortalecimento da equipe e o desenvolvimento de produtos e serviços digitais. Caberá ao novo CEO liderar a execução.
"Quero dedicar a maior parte do meu tempo para que a companhia siga com excelência industrial, operacional. E o meu desejo como legado é poder estar cada vez mais próximo dos clientes", finaliza Nogueira.
Quem é Bernardo Nogueira?
Engenheiro agrônomo com especialização em liderança pela Dom Cabral, Bernardo Nogueira é executivo com mais de 20 anos de experiência no agronegócio, tendo dez anos deles atuado fora do Brasil, em países como Suíça, China e Estados Unidos. Ao longo da carreira, Nogueira se dedicou ao desenvolvimento de negócios e liderança de equipes dentro de grandes corporações como a SGS, Monsanto e Bayer. Antes de entrar na Kepler Weber, em 2021, como Diretor Comercial, o executivo também representou o venture capital da Monsanto e Bayer na América Latina e acumulou experiência no universo de tecnologia, no conselho executivo de startups, como Grão Direto, TBIT e Speclab. Bernardo é agricultor em Goiás.
Mais informações:
Carlos Correia <carlos.correia@agenciafr.com.br>