STADLER apresenta o novo removedor de arame de fardos automatizado

O enfardamento com arame é essencial no setor de reciclagem: sem ele, seria muito mais difícil coletar, transportar e manusear as grandes quantidades


O enfardamento com arame é essencial no setor de reciclagem: sem ele, seria muito mais difícil coletar, transportar e manusear as grandes quantidades de materiais residuais que entram no processo de reciclagem. No entanto, o uso extensivo de arame significa que as instalações de reciclagem enfrentam o desafio de liberar o material dos fardos de forma eficiente e segura.

"É uma tarefa complexa, que geralmente é feita manualmente ou com assistência mecânica limitada", explica Rok Mežic, Diretor de Desenvolvimento da STADLER. "No entanto, a remoção manual é demorada e exige muita mão de obra, além de apresentar riscos de segurança para os trabalhadores. Em nossos projetos de plantas de classificação e conversando com nossos clientes, vimos que esse era um ponto problemático significativo no processo existente e decidimos desenvolver uma solução para resolver o problema de forma eficiente. O resultado é o nosso novo WireX, que automatiza totalmente o processo, liberando o material até mesmo de fardos com amarração cruzada de uma única vez. Ele aumenta significativamente a eficiência do processo e a capacidade da linha de classificação, além de melhorar a segurança dos trabalhadores. Acreditamos que o WireX preenche uma lacuna crítica no mercado, alinhando-se estreitamente com as necessidades de nossos clientes e estabelecendo novos padrões do setor."

Uma novidade no setor: remoção de fardos com fios cruzados em uma única passagem

Usando sistemas de detecção e medição de sensores, o novo STADLER Wirex mede sem esforço os fardos e remove os arames dos fardos com amarração simples e cruzada em uma única passagem, sem a necessidade de realimentação do fardo. A unidade de remoção de arame é integrada a uma estrutura de suporte resistente a vibrações feita de aço. A geometria da máquina foi projetada para dimensões padrão de fardos para garantir uma operação suave.

Os fardos são alimentados na máquina por um transportador independente diretamente para a placa horizontal de sustentação do fardo na máquina, uma placa móvel vertical empurra o fardo, guiando-o e mantendo-o na posição correta. Os sensores localizados acima do transportador de entrada, dentro da câmara e na aba garantem que o fardo seja posicionado corretamente com alta precisão. Quando o fardo está na posição, os pentes são empurrados para dentro do fardo para fixar o arame para o corte. O sistema de medição do fardo garante que os cortadores se movam corretamente no fardo. Quando o corte é concluído, os pentes são puxados para fora e os fios são enrolados e descarregados por um pequeno transportador integrado em um compartimento separado, pronto para a reciclagem. A placa horizontal se abre e o fardo cai em um transportador colocado abaixo da máquina, que alimentará o material no sistema de classificação.

"Com o WireX, os fardos têm seus arames removidos de forma rápida e eficiente, economizando um tempo considerável, pois não há necessidade de uma segunda passagem do fardo ou de intervenção manual para remover todo o arame", diz Rok Mežic.

O novo WireX seguiu o rigoroso processo de desenvolvimento e validação da STADLER e foi amplamente testado no centro de testes da STADLER na Eslovênia. Ele também está nos estágios finais de testes adicionais em condições reais na instalação de reciclagem de um cliente.

Os clientes interessados podem ver o novo WireX neste vídeo.

Tomás Tim-Tim <ttimtim@alarconyharris.com>

Publicidade