Vibra espera aumentar presença no B2B

Expectativa é que as vendas do novo combustível alcancem 30% do volume total para clientes empresariais


Ana Paula Machado

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis do país, colocou no mercado um novo diesel aditivado. Segundo Juliano Prado, vice-presidente comercial B2B e Aviação da Vibra, as vendas de diesel para clientes empresariais são as de maior volume.

Com o novo Diesel Petrobras Grid, a expectativa da empresa é aumentar o percentual comercializado para este segmento de 15% para 30% até o fim deste ano. 

Segundo o executivo, o negócio B2B representou entre 38% a 40% do faturamento total da Vibra em 2023. A companhia obteve receita de R$ 160 bilhões, sendo R$ 60 bilhões com contratos com clientes empresariais. 

“As vendas de diesel são o principal negócio do segmento B2B e com este novo produto esperamos que a comercialização do aditivado chegue a 30%. É mais fácil explicar os ganhos com manutenção com o uso do novo diesel”, disse Prado. 

Atualmente, de acordo com o executivo, a Vibra administra uma carteira com 20 mil clientes, sendo que de 80 a 100 maiores empresas do país são atendidas pela Vibra. A participação da companhia neste segmento é de 31,4% no país. "Estamos trabalhando para aumentar o nosso share”, afirmou Prado. 

Blend de aditivos atende regras da ANP

Segundo a Vibra, nova aditivação do diesel promete ajudar a aumentar a vida útil do motor. A empresa diz que empregou modernos aditivos antiespumantes e anticorrosivos em sua formulação.

O combustível passou por testes em laboratórios na França e Brasil para atender as especificações técnicas da Agência Nacional do Petróleo (ANP), como a adição obrigatória de biodiesel, que passou de 12% para 14% em março deste ano. 

Segundo Leonardo Duda, líder de desenvolvimento de novos combustíveis na Vibra, o novo diesel já está preparado para o aumento da adição de biodiesel no combustível.

“Os testes mostraram que o nosso produto tem as mesmas especificações para o B15.” Hoje, no Brasil, a legislação prevê a adição de 14% de óleo vegetal ou de gordura animal no diesel. 

Novo diesel da Vibra pode chegar a 25% das vendas no varejo

Hoje a Vibra opera uma rede de 8,1 mil postos em todo o Brasil e atende 30 milhões de clientes por mês.

“A média de participação de produtos aditivados no total da Vibra é de 25% e vamos buscar esse percentual na comercialização de diesel. O nosso maior desafio é o frentista oferecer o produto aditivado”, diz Vanessa Gordilho, vice-presidente de produtos, negócios e marketing da Vibra.

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