JLR estabelece parceria com a start-up de armazenamento de energia Allye Energy
Automotive Business -
Acordo com Allye Energy prevê a adoção de sistema de armazenamento de energia usando as baterias dos modelos da marca
A JLR estabeleceu uma parceria com a start-up de armazenamento de energia Allye Energy. A ideia é criar um novo sistema chamado de BESS, que utiliza as baterias de segunda vida.
Segundo a companhia, um único sistema da Allye, o Allye MAX BESS, contém sete conjuntos de baterias Range Rover e Range Rover Sport PHEV de segunda vida que são simplesmente removidos dos veículos e encaixados em racks personalizados. Cada um pode armazenar 270 quilowatt/hora (kWh) de energia em plena capacidade, o suficiente para abastecer uma residência média no Reino Unido durante quase um mês.
“Nossa estratégia Reimagine consiste em mudar nossa mentalidade para considerar modelos de negócios circulares em vez de lineares. Estamos criando um novo valor a partir de um produto usado que, de outra forma, iria diretamente para reciclagem, mantendo-o em uso durante mais tempo e fornecendo soluções inovadoras de armazenamento de energia renovável”, disse François Dossa, diretor executivo de estratégia e sustentabilidade da JLR.
O BESS, que é o primeiro a usar baterias Range Rover de segunda vida da JLR, pode carregar até nove Range Rover PHEVs ao mesmo tempo e foi projetado para ser carregado facilmente, bastando conectá-lo a qualquer carregador de veículo compatível com CCS. Além disso, a conectividade de múltiplas entradas através de conexões powerlock permite que ele seja conectado a energia renovável em locais fixos ou fora da rede, informou a companhia.
Estratégia da JLR é a economia circular
O MAX BESS pode ser usado para substituir geradores a diesel, historicamente utilizados pela indústria automotiva, para alimentar lançamentos de veículos fora da rede, eventos e testes em áreas remotas. A equipe de engenharia da JLR é a primeira a utilizar o novo BESS, fornecendo energia com zero emissões durante os testes do novo Range Rover Electric, com lançamento previsto para o final deste ano.
A companhia está investindo 15 bilhões de libras em seu programa de eletrificação através da construção de um ecossistema EV abrangente. Isto inclui considerar o ciclo de vida completo das baterias, um dos novos modelos de negócio circulares que a JLR explora no armazenamento de energia.
Segundo a companhia, as baterias da JLR podem ser implantadas com segurança em situações de baixo consumo de energia. Seguindo estes casos de utilização de segunda vida, a JLR reciclará as baterias para que as matérias-primas possam ser recuperadas para reutilização como parte de uma verdadeira economia circular.